quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Calendário Diocesano 2014 da RCC

ATENÇÃO SENHORES COORDENADORES DA RCC

Estamos fazendo uma pequena mudança no nosso calendário no mês de junho nos dias 14 e 15 não será a Caravana de Formação de Areia Branca será o Encontro Para Homens e Mulheres.
      E no dia 21 e 22 será a Caravana de Formação de Areia Branca. Façam a correção nos calendários de vocês desde já agradecemos a todos pela compreensão.

Obs. Para ampliar o calendário click com o mouse no calendário. 

Atenciosamente.

  Arialene Freitas (Coordenadora Diocesana)



PAPA FRANCISCO PARTICIPARÁ DE ENCONTRO DA RCC, NO ESTÁDIO OLÍMPICO, EM ROMA.



O Papa Francisco deverá participar da XXXVII Convocação da Renovação Carismática, a ser realizada no Estádio Olímpico, em Roma, nos dia 1 e 2 de junho de 2014 sob o tema: “Convertei-vos. Acreditais. Recebam o Espírito Santo. Por uma Igreja missionária”. Foi o que informou o Escritório da Renovação, por ocasião da conclusão da VIII Assembléia Nacional realizada em Fiuggi, de 24 a 26 de janeiro.

Será a primeira vez que o Papa Francisco entrará num dos ‘Aerópagos’ da capital italiana para encontrar-se com os cerca de 50 mil fiéis esperados, vindos de toda a Itália e de diversas partes do mundo.

“A notícia da presença do Santo Padre na Convocação da Renovação suscita em mim – comentou o Presidente da RCC, Salvatore Martinez – uma gratidão amorosa de um filho que olha o cuidado, o afeto, a força, a liberdade do pai. Por ocasião da minha audiência privada com o Papa Francisco em 9 de setembro, havíamos falado da nossa Convocação. O Papa já estava informado a respeito e manifestou o desejo de participar. A notícia ficou sob embargo até a Vigília do Natal, quando chegou a comunicação oficial da Secretaria de Estado. Hoje a anunciamos publicamente, junto ao programa de Convocação”.

A Porta-voz da RCC, Martina D’Onofrio, comentou por sua vez que “a presença do Papa Francisco será um fato histórico na história da Renovação. E acontece no ano em que, transferindo o evento eclesial da Feira de Rímini ao Estádio de Roma, a RCC quer salientar a vontade em apoiar o Santo Padre na sua obra de ‘renovação eclesial’, colocando a própria experiência espiritual no coração da Igreja e a serviço do mundo, a partir das indicações que o Pontífice expressou com eloqüência na Exortação Evangelii gaudium”.

Mensagem do Dia

quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

A vida é um aprendizado constante

Se prestarmos bem atenção, os evangelistas narram com muita freqüência: Jesus estava ensinando. Antes de curar e de alimentar as pessoas, Ele ensinava. Precisamos ter no coração sempre a disposição de aprender com Jesus, que dia e noite fica no sacrário, esperando por cada um de nós, para instruir o nosso coração.
Como verdadeiros discípulos, coloquemo-nos aos pés de Jesus, o nosso Mestre, para escutar o que Ele tem a nos dizer.
“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria” (Salmos 89,12).


Santa Jacinta Marescotti

Santa Jacinta Marescotti

Em Roma, em 1585, nasceu Jacinta, dentro de uma família muito nobre, religiosa, com posses, mas que possuía, principalmente, a devoção, o amor acima de tudo. Seus pais faziam de tudo para que os filhos conhecessem Jesus e recebessem uma ótima educação.
Jacinta Marescotti que, então, tinha como nome de batismo Clarisse, foi colocada num convento para a sua educação, numa escola franciscana, juntamente com as irmãs. Uma das irmãs dela já era religiosa franciscana.
Crescendo na educação religiosa, com valores. No entanto, a boa formação sempre respeita a liberdade. Já moça e distante daqueles valores por opção, ela quis casar-se. Saiu da vida religiosa, começou a percorrer caminhos numa vida de pecados, entregue à vaidade, à formosura e aos prazeres. Enfim, ia se esvaziando. Até que outra irmã sua veio a se casar. Sua reação não foi de alegria ou de festa, pelo contrário, com inveja e revolta ela resolveu entrar novamente na vida religiosa.
A consequência foi muito linda, porque ao entrar nesse segundo tempo, ela voltou como estava: vazia, empurrada por ela própria, pela revolta. Lá dentro, ela foi visitada por sofrimentos. Seu pai, que tanto ela amava e que lhe dava respaldo material, faleceu, foi assassinado. Ela pegou uma enfermidade que a levou à beira da morte. Naquele momento de dor, ela pôde rever a sua vida e perceber o quanto Deus a amava e o quanto ela não correspondia a esse amor.
Arrependeu-se, quis confessar-se e o sacerdote foi muito firme, inspirado naquele momento a dizer: “Eu só entro para o sacramento da reconciliação se sair, do quarto dela, tudo aquilo que está marcado pelo luxo e pela vaidade”. Até as suas vestes eram de seda, diferente das outras irmãs. Ela aceitou, pois já estava num processo de conversão. Arrependeu-se, confessou-se e, dentro do convento, começou a converter-se.
Jacinta Marescotti de tal forma empenhou-se na vida de oração, de pobreza, de castidade e vivência da regra que tornou-se, mais tarde, mestra de noviças e superiora do convento.
Deus faz maravilhas na vida de quem se deixa converter pelo Seu amor.
Santa Jacinta Marescotti, rogai por nós!
 


Amar Cristo sem a Igreja é dicotomia absurda, recorda Papa 

Homilia


Santo Padre destacou três pilares essenciais para o sentido de pertença à Igreja
Da Redação, com Rádio Vaticano
Amar Cristo sem a Igreja é dicotomia absurda, recorda Papa 


“Não se entende um cristão sem a Igreja”. Este foi o aspecto enfatizado pelo Papa Francisco, na Missa desta quinta-feira, 30, na Casa Santa Marta. O Pontífice indicou três pilares do sentido de pertença eclesial: a humildade, a fidelidade e a oração pela Igreja.
A homilia do Papa partiu da figura do rei Davi, apresentada nas leituras do dia. Trata-se de um homem, explicou o Papa, que fala com o Senhor como um filho fala com o pai, e que tinha um sentimento forte de pertença ao povo de Deus. Isso leva o homem a refletir, hoje, sobre o sentido de sua pertença à Igreja.
“O cristão não é um batizado que recebe o batismo e, depois, segue adiante pelo seu caminho. O primeiro fruto do batismo é fazer-se pertencente à Igreja, ao povo de Deus. Não se entende um cristão sem Igreja. E, por isso, o grande Paulo VI dizia que é uma dicotomia absurda amar Cristo sem amar a Igreja; escutar Deus, mas não a Igreja; estar com Cristo à margem da Igreja. Não se pode. É uma dicotomia absurda”.
O sentido eclesial dessa pertença, segundo Francisco, está justamente no sentir, pensar e querer dentro da Igreja. O primeiro passo para isso é a humildade, reconhecendo a pequenez humana diante da grandeza de Deus. “A história da Igreja começou antes de nós e continuará depois de nós. Humildade: somos uma pequena parte de um grande povo, que segue na estrada do Senhor”.
O segundo aspecto destacado pelo Santo Padre é a fidelidade, que está ligada à obediência. Trata-se de ser fiel aos ensinamentos da Igreja, ao Credo, à Doutrina. Ele recordou o que dizia Paulo VI sobre a transmissão da mensagem do Evangelho: esta é recebida como um dom e deve ser transmitida como tal, o que requer fidelidade.
E como terceiro pilar, Francisco falou da necessidade de rezar pela Igreja. “Rezar por toda a Igreja, em todas as partes do mundo. Que o Senhor nos ajude a seguir por essa estrada para aprofundar a nossa pertença à Igreja e o nosso sentir com ela”.

Preparação para a Confissão


1. Orações para infundir na alma o arrependimento necessário para a confissão

- Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, Amém.
a. Vinde, Espírito Santo

- Vinde, Esp írito Santo, e enchei os corações dos vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.

Enviai, Senhor o vosso Espírito, e tudo será Criado, e renovareis a face da terra.

Ó Deus, que instruistes os vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, e gozemos sempre da sua consolação, por Cristo, Senhor nosso, Amém.
b. Pai Nosso, Ave Maria e Glória

- Pai nosso, que estais no c éu, santificado seja o Vosso Nome; venha a nós o Vosso Reino, seja feita a Vossa Vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos têm ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal, Amém.

- Ave, Maria, Cheia de Graça! O Senhor é contigo, bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre, Jesus! Santa Maria, mãe de Deus, roga por nós pecadores, agora e na hora de nossa morte, Amém.

- Glória ao Pai, ao Filho, e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre, Amém.

- Ó, meu Jesus, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu, principalmente as que mais precisarem!
c. Salmo 50 - chamado "Miserere"
(que quer dizer "tem piedade", que é a primeira palavra do Salmo).

1.Ao mestre de canto. Salmo de Davi.

2.Quando o profeta Natã foi encontrá-lo, após o pecado com Betsabé

3.Tende piedade de mim, ó Deus, segundo a vossa bondade, e conforme a imensidade de vossa misericórdia, apagai a minha iniqüidade.

4.Lavai-me totalmente de minha falta, e purificai-me do meu pecado.

5.Eu reconheço a minha iniqüidade, diante de vós está sempre o meu pecado.

6.Só contra vós pequei, o que é mau fiz diante de vós. Vossa sentença assim se manifesta justa, e reto o vosso julgamento.

7.Eis que nasci na culpa, minha mãe concebeu-me no pecado.

8.Não obstante, amas a sinceridade de coração; infunde-me, pois, a sabedoria no mais íntimo de mim.

9.Aspergi-me com um ramo e ficarei puro; lavai-me e me tornarei mais branco do que a neve.

10.Fazei-me ouvir uma palavra de gozo e de alegria, para que exultem os ossos que triturastes.

11.Dos meus pecados desviai os olhos, e minhas culpas todas apagai.

12.Ó meu Deus, criai em mim um coração puro, e renovai-me o espírito de firmeza.

13.De vossa face não me rejeiteis, e nem me priveis de vosso Santo Espírito.

14.Restituí-me a alegria da salvação, e sustentai-me com uma vontade generosa.

15.Então, aos maus ensinarei vossos caminhos, e voltarão a vós os pecadores.

16.Deus, ó Deus, livrai-me da pena deste sangue derramado; E a vossa misericórdia a minha língua exaltará.

17.Senhor, abri meus lábios, a fim de que minha boca anuncie os vossos louvores.

18.Vós não vos aplacais com sacrifícios rituais; e se eu vos oferecesse um sacrifício vós não aceitaríeis;

19.Meu sacrifício, ó Senhor, é um espírito contrito; um coração arrependido e humilhado, ó Deus, não haveis de desprezar.

20.Senhor, pela vossa bondade, tratai Sião com benevolência, reconstruí os muros de Jerusalém!

21.Então aceitareis os sacrifícios prescritos, as oferendas e os holocaustos; então, sobre o vosso altar vítima vos serão oferecidas.
d. Salmo 129 - chamado "de profundis"
(que quer dizer "do fundo", que é como começa o Salmo).

1.Do fundo do abismo, clamo a v ós, Senhor!

2.Senhor, ouvi minha oração; que vossos ouvidos estejam atentos à voz de minha súplica.

3.Se levardes em conta nossos pecados, Senhor, quem poderá permanecer diante de vós?

4.Mas em vós se encontra o perdão dos pecados, para que, reverentes, o sirvamos.

5.Ponho a minha esperança no Senhor. Minha alma tem confiança em sua palavra.

6.Minha alma espera pelo Senhor, mais ansiosa do que os vigias esperando a manhã;

7.Mais do que os vigias aguardam a manhã, Espere Israel pelo Senhor. Porque junto dele se acha a misericórdia; Encontra-se nele copiosa redenção.

8.Ele mesmo há de remir Israel de todas as suas iniqüidades.
2. Condições para a boa confissão

(O conhecimento dos próprios pecados, sem o necessário arrependimento, em vez de diminuir, só aumenta a gravidade das nossas culpas. E arrepender-se sem pedir perdão agrava ainda mais o erro. É necessário reconhecer que erramos, arrepender-se dos erros, e pedir perdão por esses erros.)
a. Exame de Consciência

(Os mandamentos são uma exigência do amor. Deus nos pede para o amarmos e nos amarmos. Será que o fazemos?)

· 1º Amando a Deus acima de tudo: Neguei a fé? Duvidei da existência de Deus? Escarneci da religião? Deixei de rezar por muito tempo? Declarei que o matrimônio, o sacerdócio, a confissão, a missa estão utrapassados?

· 2º Não tomando o seu Santo Nome em vão: Cantei músicas blasfemas? Zombei da Igreja, das cerimônias religiosas ou de seus representantes? Falei mal do Santo Padre, o Papa? Acusei a Igreja de ser falsa, ou desonesta? Acusei Deus de injusto? Roguei pragas? Contei piadas em que Deus aparece como personagem, rindo dEle? Jurei em falso, ou à toa?

· 3º Guardando os dias santificados: Passei o Domingo na frente da televisão? Faltei na missa nesse mesmo dia? Fiz piada com a santa missa? Disse que "já assisti missas que chega"? Fui na missa para "cumprir a obrigação"? Dediquei uma parte do meu tempo a Deus, lendo a Bíblia e rezando?

· 4º Honrando pai e mãe: Fui desobediente aos pais, autoridades ou superiores? Desejei-lhes algum mal, talvez a morte? Obedeci-lhes em coisas contrárias à lei de Deus? Negligenciei como pai e mãe ou irmão mais velho, os deveres de educação e instrução religiosa?

· 5º Não matando: Tive ódio? Recusei o perdão a quem me pediu? Desejei a morte para mim ou para outros? Ensinei a praticar pecados? Seduzi alguém ao pecado? Defendi o assassínio de bebês através do aborto? Desejei a guerra, ou me entusiasmei por ela? Falei que "a terra tá cheia demais, e precisa mesmo morrer gente"?

· 6º Guardando a castidade; 9º Não cobiçando a mulher (ou marido) do próximo: Tenho visto revistas e filmes pornográficos? Faço ou aprovo o sexo sem o matrimônio ou fora do matrimônio? Defendi ou propaguei a sua leitura? Acaso me divirto observando na rua o corpo das pessoas, e fazendo gracejos com elas, ou em conversas indecentes sobre as pessoas que passam? Tenho me vestido de maneira sensual? Provoquei os outros com meu comportamento? Fiz intriga para acabar namoros ou casamentos que eu não aprovava, ou cobiçava? Aprovo a prostituição? Sou promíscuo? Zombei da virgindade de alguém? Me envergonhei da minha virgindade, rejeitando-a?

· 7º Não roubando; 10º Não cobiçando as coisas alheias: Prejudiquei alguém ou tive desejo de prejudicar, enganando no troco, nos pesos e nas medidas, ou roubando? Fiz dívidas desnecessárias à subsistência? Paguei as minhas dívidas? Comprei bebidas ou cigarros a fiado, sem ter como pagar? Gastei meu salário com outras coisas, faltando em casa para a comida? Recusei a dar esmolas, nem que seja de comida? Roubei de Deus o dinheiro que devia dar a Ele para o sustento da Igreja? Deixei de devolver algo que não me pertence? Paguei com justiça os meus empregados?

· 8º Não mentindo: Falei mal dos outros pelas costas? Fui fiel à verdade ao comentar acontecimentos passados? Exagerei ou inventei qualidades para ganhar um emprego ou subir no emprego? Prejudiquei alguém com minhas palavras? Fiz alguém perder o emprego? Fiz juízo errado das pessoas? Duvidei da honestidade de alguém? Acusei algum mendigo ou pedinte de desonestidade? Revelei faltas ocultas dos outros? Ridicularizei ou humilhei alguém na frente dos outros? Fui fingido? Digo aos outros que sou católico mas não frequento a Igreja? Caluniei os sacerdotes e religiosas?
b. Tenho sido um bom cristão?

(Os mandamentos da lei de Deus nos mostram como evitar o caminho errado. E o caminho certo? Será que o seguimos?)

· Dando de comer a quem tem fome e de beber a quem tem sede: Dei esmolas em dinheiro ou comida para os pedintes? Ajudei os amigos, parentes ou vizinhos desempregados? Paguei um salário justo aos empregados? Tenho ajudado meus pais idosos com comida ou remédios?

· Vestindo os que estão nus: Tenho roupas demais? Tenho o armário cheio de roupas e digo "não tenho o que vestir"? Me visto só com roupas da moda? Já dei uma roupa nova e bonita a alguém que precisava dela? O que faço com as roupas que me sobram?

· Visitar os enfermos e cativos: Sou doador de sangue? Visito os meus parentes e amigos doentes? Sei se na minha rua tem alguém doente? Visito meus pais idosos?

· Dar pousada aos peregrinos: Cobro um preço justo pelo aluguel? Expulsei um filho de casa? Recusei morada a algum parente? Ajudo os desabrigados nas enchentes e enchurradas? Tenho bons sentimentos para com os imigrantes de outras cidades e estados?

· Remir os cativos e oprimidos: Ajudo os drogados a largar o vício e os prostituídos a mudar de vida? Tenho vontade de ajudar a Igreja nas visitas que faz ao presídio, indo lá ou colaborando com doações?

· Enterrar os mortos: Evito de ir a velórios e enterros? Vou só por obrigação social? Concedi um enterro cristão aos meus parentes, chamando um sacerdote?

· Dar bons conselhos; Ensinar aos ignorantes; Consolar os aflitos: Tenho conversado com meus filhos, ensinando-os a moral cristã? Tenho ensinado eles ou os outros a não pecar, por amor a Deus? Tenho aconselhado os pais a batizar os filhos, e os pecadores a se confessar? Aconselhei alguém a evitar o suicídio, ou a não usar drogas? Me ofereço para dar catequese? Perdoar as injúrias; Sofrer com paciência as fraquezas do próximo; Corrigir os que erram: Tenho tido paciência com os erros dos outros? Tenho perdoado com facilidade a quem me ofendeu? Tenho alertado às pessoas de vida errada? Tenho alertado aos jovens promíscuos sobre o seu erro? Tenho corrigido meus filhos quando erram?

· Rogar a Deus pelos vivos e pelos defuntos: Lembro dos meus parentes e amigos falecidos nas minhas orações? Quando rezo peço mais para mim do que para os outros? Rezo pelos problemas dos outros? Ofereço missas pelas necessidades dos vivos e pelas almas dos falecidos?
(Anote o que você descobriu.)

(Faça agora uma lista do que você descobriu. Se você esqueceu algum pecado leve, será perdoado, basta que você se arrependa. Se você quiser, pode somente entregar a lista para o sacerdote, e depois dar fim nela, de preferência queimando-a.)
c. Ato de contrição

- Senhor meu Jesus Cristo, Deus e homem verdadeiro, Criador e Redentor meu, por serdes vós quem sois, sumamente bom e digno de ser amado sobre todas as coisas, e porque vos amo e vos estimo, pesa-me, Senhor, de vos ter ofendido; e proponho firmemente, ajudado com os auxílios de vossa divina graça, emendar-me e nunca mais tornar a vos ofender; espero alcançar de vossa infinita misericórdia o perdão de minhas culpas. Amém.
d. Ato de fé, esperança e caridade

(Quando pecamos, quebramos o laço de amor, confiança e esperança que nos liga com a parte ofendida e com Deus. Por isso, devemos renovar nosso amor, confiança e esperança em Deus.)

- Meu Deus, eu vos amo acima de tudo, porque só vós sois bom. Creio em vós porque sois a própria verdade. Espero receber de vós a salvação e o perdão dos meus pecados, porque sei que só Vós sois bom e misericordioso. Amém.
3. Depois da confissão

(Volte para o banco da Igreja, de preferência perto do altar, de onde possa ver o Sacrário onde está Jesus na Hóstia Santa, e a Cruz. Agradeça a Deus pelo dom da Salvação, pois hoje você ressuscitou com Cristo! Aleluia! Festa no céu para cada pecador que se converta!)
a. Agradeça rezando o Salmo 29

1.Eu vos exaltarei, Senhor, porque me livrastes. Não permitistes que exultassem sobre mim meus inimigos!

2.Senhor, meu Deus, clamei a vós e foi curado,

3.Senhor, minha alma foi tirada por vós da habitação dos mortos, dentre os que descem para o túmulo vós me salvastes!

4.Ó vós, fiéis do Senhor, cantai a sua glória; dai graças ao seu Santo Nome.

5.Porque a sua indignação dura apenas um momento, enquanto sua benevolência é para toda a vida. Pela tarde vem o pranto, mas de manhã retorna a alegria.

6.Eu porém, disse, seguro de mim: "Não serei jamais abalado".

7.Senhor, foi por favor que me destes honra e poder, mas quando escondestes vossa face, fiquei aterrado.

8.A vós, Senhor, eu clamo, e imploro a misericórdia do meu Deus!

9.Que proveito vos resultará de retomar-me a vida, de minha descida ao túmulo?

10.Porventura vos luvará o meu pó? Apregoará ele a vossa fidelidade?

11.Ouvi-me, Senhor, e tende piedade de mim; Senhor, vinde em minha ajuda.

12.Vós convertestes o meu pranto em prazer, tirastes meus farrapos de penitência e me destes roupas de festa.

13.Assim, minha alma vos louvará sem calar jamais. Senhor, meu Deus, eu vos bendirei eternamente.

(Reza pelo Santo Padre, o Papa)

- Pai Nosso, Ave Maria e Glória ao Pai. b. Ato de desagravo

(O ato de desagravo é um tipo de oração para consolar a Deus pelos nossos pecados. As orações abaixo foram ensinadas pelo Anjo da Paz às crianças de Fátima a quem apareceu Nossa Senhor. Reze na frente do sacrário da Igreja, onde está Jesus na Hóstia Santa:)

- Meu Deus eu creio, adoro, espero e amo-vos!

E peço perdão por todos os que não creêm, não adoram, não esperam e não vos amam! (3x)

- Santíssima Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo, eu vos adoro profundamente, e vos ofereço o preciosíssimo Corpo, Sangue, Alma e Divindade de Jesus Cristo, presente em todos os Sacrários do mundo inteiro, em reparação pelas inúmeras ofensas, sacrilégios e indiferenças com que é todos os dias ofendido.

- E pelos infinitos merecimentos do Seu Santíssimo Coração e do Coração Imaculado de Maria, peço-vos a conversão dos pobres pecadores! (3x)
c. Faz um firme propósito

(Reza olhando para a cruz:)

- Jesus, tu fizeste tudo isto por mim,
o que posso fazer por ti? (3x)
d. A disposição de fazer penitência

(Quando causamos prejuízo a alguém, não basta pedir desculpas. É preciso consertar o estrago. E para oferecer a Deus uma satisfação pelo mal que causamos, fazemos a penitência, especialmente na quaresma.

A penitência que mais agrada a Deus é que dividamos o nosso pão com o faminto, e que façamos "um jejum da língua", deixando de falar mal dos outros. O jejum e a esmola também são para Deus uma satisfação agradável por nossas culpas, pois nos desapega dos bens materiais.)
e. Oração a Jesus Crucificado

- Eis-me aqui, meu bom e doce Jesus! De joelhos me prostro em tua Santa presença, e te suplico que te dignes a gravar em meu coração os mais vivos sentimentos de fé, esperança e caridade, verdadeiro arrependimento dos meus pecados e firme propósito de conversão, enquanto contemplo, com vivo afeto e dor, as tuas cinco chagas, tendo diante dos olhos o que o profeta Davi já dizia de ti, ó meu bom Jesus: "Perfuraram minhas mãos e os meus pés, e posso contar todos os meus ossos".

(Pede a benção de Deus e despede-te, mas promete-lhe voltar em breve.)

- Em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo, Amém.

sábado, 11 de janeiro de 2014

Renovação Carismática Católica RCC da Paróquia de São Sebastião de Caraúbas

Seja muito Bem Vindo!!!
Esperamos por você!!!

Participe!!!
 Venha participar do Grupo de Oração todas as Quartas-feiras, às 19hs na Capela de Nossa Senhora do Carmo (Capelinha do Cemitério)
Jesus, eu confio em vós!

sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Mensagem do Dia



 
Intimidade com a Palavra de Deus
Assim como você alimenta o corpo, todos os dias, alimente, diariamente, o seu espírito com a Palavra de Deus.
Assim como tomamos banho, todos os dias, e, quando não podemos fazê-lo pela manhã, à noite o corpo pede um banho, assim também acontece com a leitura da Bíblia.

Não deixe de dar ao seu espírito o que você dá ao seu corpo! Há pessoas que não conseguem dormir sem tomar banho. Que nós sejamos assim: que não possamos dormir sem o banho da leitura da Palavra.

Seu irmão,

Padre Jonas Abib
Fundador da Comunidade Canção Nova


BOM-MOTIVO-PARA-CONTINUAR-CATOLICO 
Cada religião possui seus dogmas, seus artigos de fé. Se duas religiões possuíssem os mesmos pensamentos e dogmas não seriam duas, mas apenas uma. Por isso, uma pessoa não pode participar de duas religiões, pois não cumprirá honestamente nem uma, nem outra.
O católico não pode ser espírita porque:
1. O católico admite a possibilidade do Mistério e aceita Verdades sempre que tem certeza que foram reveladas por Deus.
2. O espírita proclama que não há mistérios e tudo o que a mente humana não pode compreender é falso e deve ser rejeitado.
3. O católico instruído crê que Deus pode e faz milagres.
4. O espírita rejeita a possibilidade de milagres e ensina que Deus também deve obedecer as leis da natureza.
5. O católico crê que a Bíblia foi inspirada por Deus e, portanto, não pode conter erros em questão de fé e moral.
6. O espírita declara que a Bíblia está cheia de erros e contradições e que esta nunca foi inspirada por Deus.
7. O católico crê que Jesus enviou o Espírito Santo aos apóstolos e seus sucessores para que pudessem transmitir fielmente a sua doutrina.
8. O espírita declara que os apóstolos e seus sucessores não entenderam os ensinamentos de Cristo e que tudo quanto transmitiram está errado ou foi falsificado.
9. O católico crê que o papa, sucessor de São Pedro, é infalível em questões de fé e moral. O espírita declara que os papas só espalharam o erro e a incredulidade.
10. O católico crê que Jesus instituiu a Igreja para continuar a sua obra. O espírita declara que até a vinda de Allan Kardec, a obra de Cristo estava inutilizada e perdida.
11. O católico crê que Jesus ensinou toda a Revelação e que não há mais nada para ser revelado. O espírita proclama que o Espiritismo é a terceira revelação, destinada a retificar e até mesmo substituir o Evangelho de Cristo.
12. O católico crê no mistério da Santíssima Trindade.
13. O espírita nega esse augusto mistério.
14. O católico crê que Deus é o Criador de tudo, Ser pessoal, distinto do mundo. O espírita afirma que os homens são partículas de Deus (verdadeiro panteísmo).
15. O católico crê que Deus criou a alma humana no momento de sua união com o corpo. O espírita afirma que nossa alma é resultado de lenta e longa evolução, tendo passado pelo reino mineral, vegetal e animal.
16. O católico que o homem é uma composição substancial entre corpo e alma. O espírita afirma que é composto entre perispírito e alma e que o corpo é apena um invólucro temporário, um “alambique para purificar o espírito”.
17. O católico obedece a Deus que, sob severas penas, proibiu a evocação dos mortos. O espírita faz desta evocação uma nova religião.
cpa_falsas_doutrinas_1 

18. O católico crê na existência de anjos e demônios.
19. O espírita afirma que não há anjos, mas espíritos evoluídos e que eram homens; que não há demônios, mas apenas espíritos imperfeitos que alcançarão a perfeição.
20. O católico crê que Jesus Cristo é verdadeiramente o Filho Unigênito de Deus, Segunda Pessoa da Santíssima Trindade.
21. O espírita nega esta verdade fundamental da fé cristã e afirma que Cristo era apenas um grande médium e nada mais.
22. O católico crê também que Jesus é verdadeiro homem, com corpo real e alma humana. Grande parte dos espíritas afirma que Cristo tinha apenas um corpo aparente ou fluídico.
23. O católico crê que Maria é a Mãe de Deus, Imaculada e assumta ao céu. O espírita nega e ridiculariza todos os privilégios de Maria.
24. O católico crê que Jesus veio para nos salvar, por sua Paixão e Morte. O espírita afirma que Jesus não é nosso Redentor, mas apenas veio para ensinar algumas verdades e de modo obscuro; e que cada pessoa precisa remir-se a si mesma.
25. O católico crê que Deus pode perdoar o pecador arrependido. O espírita afirma que Deus não pode perdoar os pecados sem que se proceda rigorosa expiação e reparação feita pelo próprio pecador, sempre em novas reencarnações.
26. O católico crê nos Sete Sacramentos e na graça própria de cada Sacramento. O espírita não aceita nenhum Sacramento, nem mesmo o poder da graça santificante.


27. O católico crê que o homem vive uma só vez sobre a Terra e que desta única existência depende a vida eterna.
28. O espírita afirma que a gente nasce, vive, morre e renasce, e progride continuamente (reencarnação).
29. O católico crê que após esta vida exista o céu e o inferno.
30. O espírita nega, pois crê em novas reencarnações.
Por Frei Boaventura Kloppenburg, O.F.M. Bispo da Diocese de Novo Hamburgo (RS)

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Mensagem do Dia

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Um programa de vida segundo o Espírito

Nós precisamos ter um programa de vida a seguir, saber onde queremos chegar e como devemos agir. Não dá para ficar às soltas de um lado para o outro, sendo alvo fácil de tudo e de todos. É claro que sozinho não é fácil fazer nem viver um programa de vida, mas temos um amigo que nos socorre em todas as nossas necessidades: o Espírito Santo.
Peçamos ajuda ao Espírito de Deus, porque “Ele vem em auxílio à nossa fraqueza” (Rm 8,26a). Rezemos, em todos os momentos, esta oração: “Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo de vosso amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra”.
Oremos: “Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas, segundo o mesmo Espírito, e gozemos sempre de sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém.”

 

 

Festa de São Sebastião 2014 de Caraúbas-RN – Pregadores das novenas serão todos surpresas

1512829_298901673595089_1989209900_n_thumb[2]

O vigário de nossa Paróquia, Pe. Fred Gurgel, informa através do programa “Sociedade em Foco” que todos os pregadores das novenas, de 11 a 19 de janeiro. Serão todos surpresas, pois não fora divulgado na programação (imprensa) e nem em outro meio de comunicação, para poder evitar alguns frequentadores de que só vão as novenas pelos pregadores. Portanto só saberemos os pregadores na noite de cada novena.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Festa de São Sebastião 2014

Festa de São Sebastião em Caraúbas, terá início neste dia 10 (sexta-feira)

1512829_298901673595089_1989209900_n

Tudo pronto para mais uma festa alusiva ao padroeiro da cidade de Caraúbas-RN, São Sebastião. De 10 a 20 de janeiro, a terra das caraubeiras se dedica integralmente a religiosidade cristã, lembrando da vida e exemplo de um jovem romano, que abdicou do poder, do luxo e acima de tudo da tirania que prevalecia naquela época.
São Sebastião nasceu na França no ano de 256 e morreu no ano 286, com apenas 30 anos de idade. Ele foi perseguido e morto pelo imperador tirano Diocleciano.
A festa religiosa em Caraúbas, terá início com a procissão saindo do Conjunto Nestor Fernandes, na Rua Francisco de Assis Fernandes, na residência de dona Lourdes Gurgel, indo em direção a matriz de nossa cidade.
A missa de abertura tem início às 19h e é campal, com hasteamento das bandeiras e um show religioso com o Ministério de Música Mater Dei.
No decorrer das novenas traremos os noiteiros e voltamos com os pregadores de cada noite.

Venha participar vc também! 


Festa de São Sebastião 2014 de Caraúbas – Quermesse ocorrerá na praça de eventos



1512829_298901673595089_1989209900_n

Acontecerá em paralelo as festividades alusivas a São Sebastião, na cidade de Caraúbas-RN, a quermesse promovida pela Paróquia, que instalará um palco em frente a COOPERUBA, na praça  Aproniano Martins de Sá (hoje praça da Bíblia).
A barraca de São Sebastião, também irá funcionar neste ano de 2014. As apresentações deste palco será os mais variados, desde o grupo Mater Dei aos cantadores de viola.
Todos os noiteiros estão convidados a doarem algum tipo de alimento para serem vendidos nesta quermesse.

Fonte de pesquisa blog Sociedade Ativa



Missa marca o encerramento da Festa de São Sebastião 2014, em Caraúbas


Logo após a Procissão aconteceu a Missa solene de encerramento das festividades em homenagem a São Sebastião, padroeiro de Caraúbas. A Missa foi presidida pelo Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana, celebrada pelo padre Fred Gurgel. 

Bispo da Diocese de Mossoró, Dom Mariano Manzana, Padre Fred Gurgel, seminaristas, religiosos, membros das pastorais sociais e de associações, filhas de Jó, DeMolays, Escoteiros, junto aos milhares de fiéis, rezavam pela cidade do Caraúbas, pelos jovens, pelos doentes, pelo Papa Francisco e pela Igreja. Aos pés da imagem do santo mártir no pátio da Igreja Matriz, devotos depositaram seus pedidos.
A Missa que relembrou o martírio de São Sebastião foi um misto de alegria e emoção devido aos inúmeros significados atribuídos pelos fiéis às festividades: Oração, devoção, agradecimentos, reencontros. No final da missa, O Deputado Federal Henrique Alves, Deputado Estadual Leonardo Nogueira e o prefeito da cidade Ademar Ferreira participaram do arreamento das bandeiras. O encerramento oficial se deu com uma linda queima de fogos.