quarta-feira, 27 de novembro de 2013

NOITE DE LOUVOR COM MINISTÉRIO DE MÚSICA E ARTES


A Coordenação do MINISTÉRIO DE MÚSICA E ARTES convida a todos para participar de uma noite de Louvor no Memorial da Resistência no dia 30/11 a partir das 19:00hs.


XVI Congresso Diocesano


Exibir álbum
EXIBIR APRESENTAÇÃO DE SLIDES BAIXAR TUDO

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

O segredo de tudo é orar sempre

Vamos rezar, incessantemente, para que os desígnios do Senhor se realizem e o Reino de Deus cresça em meio a nós.
“Levantai, ó Deus, o ânimo dos Vossos filhos e filhas para que, aproveitando melhor as vossas graças,
obtenham de vossa paternal bondade os mais poderosos auxílios. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho,
na unidade do Espírito Santo. Amém!”


Papa encerra o Ano da Fé e entrega Exortação Apostólica

Em homilia, Papa Francisco destacou a centralidade de Cristo na vida da humanidade
Com uma Missa celebrada na Praça São Pedro, o Papa Francisco encerrou neste domingo, 24, o Ano da Fé. Instituído pelo Papa Emérito Bento XVI, esse foi um período de reflexão e amadurecimento da fé dos católicos.

A homilia do Papa focou na centralidade de Cristo na vida do homem. Segundo o Santo Padre, quem crê realmente precisa reconhecer e aceitar que Jesus seja o centro de sua vida. “Nele, nós somos um só povo. Unidos a Ele, partilhamos um só caminho, um só destino. Somente Nele, Nele como centro, temos a identidade como povo”.

.: Todas as notícias sobre o Ano da Fé

Durante a celebração, o Pontífice abençoou as relíquias de São Pedro, expostas hoje pela primeira vez. A coleta da Missa também foi uma ação de destaque no encerramento, tendo em vista que foi dedicada às vítimas do tufão que atingiu as Filipinas há alguns dias.

Ao final da celebração, o Santo Padre entregou, de forma simbólica, a 36 pessoas a sua primeira Exortação Apostólica. Intitulada “Evangelii gaudium”, o documento será apresentado em coletiva de imprensa nesta terça-feira, 26, no Vaticano.

E antes de rezar o Angelus, concluindo a celebração, Francisco agradeceu a todos que trabalharam pelo Ano da Fé e pediu a proteção de Maria em especial para os que são perseguidos por causa de sua fé.

Todos os detalhes sobre a Missa de encerramento do Ano da Fé você confere no especial papa.cancaonova.com


Quando dermos algo para Deus, o façamos de todo o coração

Quando dermos algo para Deus, o façamos de todo o coração. Não há nada mais agradável a Ele do que a nossa generosidade. Generoso é aquele que dá de dentro de si.
“Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver” (Lc 21,4).
Que beleza é o Evangelho de hoje! Nele, vemos que Jesus não se importa com a quantidade, não presta atenção no quanto as pessoas estão levando ao Templo; Ele olha as atitudes, aquilo que realmente vem do coração de cada um. 
Pessoas ricas, de todas as qualidades de vida iam ao Templo e, lá, deixavam ofertas, tesouros. Mas uma pobre viúva levou apenas duas pequenas moedas. Que exemplo o óbulo dela! Foi a oferta mais generosa que o Senhor recebeu, pois ela deu tudo o que tinha para a casa do Senhor. 
Os outros, talvez, até tenham doado mais, no entanto, deram as sobras, aquilo que não lhes faria falta; deram como dão a qualquer outra instituição, para qualquer outra pessoa, como se doassem em um restaurante ou em qualquer coisa parecida. 
Nós, quando dermos algo para Deus, o façamos de todo o coração. Não há nada mais agradável a Ele do que a nossa generosidade. Generoso é aquele que dá de dentro de si. Às vezes, materialmente, pode ser que não tenhamos nada para dar, mas temos a vida, a capacidade, as mãos, os dons, os talentos. Quantas pessoas negam seus talentos para o Reino de Deus! Quantas pessoas não querem se comprometer com Ele! Há ainda os que, quando vão à Igreja, reclamam e dizem mal de quem trabalha, de quem doa. 
Se o seu coração é livre, desapegado, não é escravo do dinheiro, doe com o coração aberto, de mãos abertas, de forma generosa. 
A preocupação do Senhor é saber se o dinheiro nos escraviza, se ele faz de nós pessoas avarentas, escravas das posses. O que Ele quer é que sejamos livre para servi-Lo. Uma das maneiras de conseguir isso é sendo generoso, inclusive com os bens materiais que possuímos. 
Que nós aprendamos, com a viúva do Evangelho de hoje, a darmos o melhor de nós para o Senhor. 
Deus abençoe você!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Santo do Dia

Santa Cecília, exemplo de pureza e oração para os músicos

Sex, 22 de Novembro de 2013


alt 










A paz de Jesus, meus amigos!
No ano passado conversávamos em fazer um dia mensal de mobilização nacional de oração pelo Ministério de Música e Artes, e concluímos que seria todo dia 22 de cada mês, em honra a Santa Cecília, que tem seu dia celebrado no dia 22 de Novembro. Pois bem, esse mês para nós é o mês por excelência. De todos os meses que nos reunimos em oração pelo Ministério, esse deve ser, pra nós, o que mais nos movimenta.
Quando todos os artistas de nosso país se reúnem para um único objetivo, que é entrar em oração pelo nosso ministério, Nossa Senhora com certeza nos ouve. Portanto, nesse dia 22 de Novembro, vamos aos pés de Nossa Senhora mergulhar ainda mais em seu ventre divino para nos moldarmos ao Verdadeiro Amor, seu filho Jesus. Peçamos a Bem-Aventurada Virgem Maria, a Imaculada Conceição, que nos purifique e nos converta, ao exemplo de Santa Cecília, uma serva de Deus que antes de ser musicista, quis ser Santa.
Neste mês especial, pedi à Roberta Castro, coordenadora estadual do Música e Artes no estado do Espírito Santo, que nos trouxesse a reflexão sobre Nossa Senhora e Santa Cecília. E quantas riquezas estão derramadas nessas palavras. Deus nos chama à conversão, pela intercessão de Maria e de Santa Cecília, nossa padroeira.
Dia 22 é o dia de Santa Cecília
No dia 22 de novembro celebramos a vida de uma grande mulher da Igreja, Santa Cecília. Ela nasceu em Roma, no século II, e desde a infância era cristã e muito temente a Deus. Por amor, decidiu consagrar sua pureza ao Senhor, fazendo o voto de virgindade. Nobre, culta, estudiosa da música e amante da oração, Cecília chamou a atenção do jovem Valeriano, com quem foi obrigada a se casar. Mesmo assim, em seu coração, pedia à Virgem Maria para lhe ajudar a guardar seu compromisso de castidade.
Após o casamento, contou ao marido que era cristã e que sua virgindade era protegida por um anjo. Diante dessa revelação, ele também se abriu a Cristo, e foi batizado pelo Papa Urbano, junto com seu irmão, escondidos nas catacumbas por causa das perseguições aos cristãos. Seu marido se tornou também guardião da sua pureza. Depois de denúncias, as autoridades romanas descobriram a conversão de Valeriano e de seu irmão, e os decapitaram. Também Cecília foi presa, e condenada à morte por não renegar a fé em Cristo. Primeiro, tentaram matá-la em uma câmara de vapores e milagrosamente nada aconteceu. Depois, o carrasco deu três golpes em seu pescoço ferindo-a mortalmente, mas sem conseguir decapitá-la. Após três dias, onde animou a fé dos cristãos da época, ela faleceu.
Seu corpo foi enterrado nas catacumbas e, por volta de 820, foi verificado que permanecia intacto. Depois, em 1559, o cardeal Sfondrati ordenou nova abertura do túmulo, e o corpo permanecia o mesmo, incorruptível. Essa mulher pura, firme, destemida, estudiosa, é a escolhida da Igreja para ser Patrona dos Músicos, exemplo para todos nós, que recebemos o dom de tocar o sagrado com nossa sensibilidade e traduzir a presença de Deus através das canções e da arte.
A história da vida de Santa Cecília é difícil de ser recuperada nos detalhes porque é muito antiga (séc. II). Mas, me permito imaginar que ela deveria ser uma mulher de sensibilidade privilegiada. Para ter escolhido ser esposa de Cristo desde muito nova, deve ter sido conquistada por Ele de uma forma linda, se encantando com Seus mistérios, desviando para Ele todos os seus olhares, todos os seus prazeres. Nos mínimos detalhes, ela conseguia perceber Deus, com seus sentidos e sentimentos abertos, sedentos, voltados para o céu. Seu coração de musicista, sensível, carente, necessitado de amor, encontrava no Seu Amado seu lugar de refúgio, de preenchimento.
Como não se render a esse amor? Como não se encantar com esse Deus que cuida tão bem, que chega tão perto, que ama com tanta delicadeza e individualidade? E ela se encantou! E esse amor de tal forma a tomou que ela não podia ser de mais ninguém além Dele. Nada mais tinha sentido, nada trazia mais alegria do que se esconder Nele. Assim, ela direcionou para Ele sua sexualidade, e consagrou sua virgindade a esse Deus que a encantou e que deu novo sabor a tudo em sua vida. Santa Cecília usou da sua sensibilidade à flor da pele para conhecer o Divino, para descobrir os tesouros de Deus escondidos que os outros não conseguiam sentir. Seu coração estava atento, voltado para Ele. E com sua música ela traduzia esses sentimentos para que os outros pudessem conhecer o que primeiro ela conheceu. Assim se tornou exemplo de pureza e oração, conseguiu direcionar o dom da sensibilidade aflorada para a Pessoa certa, para o Amor de sua vida. E essa deve ser também a nossa busca.
Nosso dom para a arte nos torna mais sensível a Deus, ele abre um caminho interior privilegiado de conhecimento do céu. Mas, muitas vezes temos direcionado essa sensibilidade para as pessoas, nos tornando desequilibrados em nossos relacionamentos afetivos. Quantos músicos e artistas perdidos nos vícios sexuais. Quantos vivem sua sexualidade de forma imatura, carente, querendo saciar com outros a sede que o próprio Deus colocou em nós, como ponte para a intimidade com Ele. Somos necessitados de amor! E esse é o impulso para que O busquemos com todas as forças, numa oração constante, desejosos de que Ele venha preencher essa saudade do Céu que deixou em nós.
Como é difícil viver a castidade! Muito mais do que a continência sexual, ela é uma virtude que vem de dentro, e exige pureza de pensamentos, de intenções, de desejos, e das ações práticas. Se tornar casto é uma tarefa que exige esforço e dedicação por toda a vida. Maria, mãe da pureza, exemplo maior de castidade depois de Cristo, vem em nosso auxílio nessa luta. Ela é a mestra que quer nos orientar na busca do equilíbrio sexual e nos nossos relacionamentos. Ela é quem vai nos animar em cada queda, vai renovar a nossa esperança. Com os que se submetem à sua guarda, dia a dia ela vai construindo o interior, tijolo a tijolo, detalhe por detalhe, retirando os excessos com todo carinho, até que no final nos tornamos uma linda morada do Espírito de Deus.
São Bernardo nos ensina: “Homem, quem quer que sejas, já sabes que nesta vida vais flutuando mais entre perigos e tempestades, do que caminhando sobre a terra. Se não queres ser submergido, não apartes os olhos dos resplendores desta estrela. Olha para a estrela, chama por Maria. Nos perigos de pecar, nas moléstias das tentações, nas dúvidas do que deves resolver, considera que Maria te pode ajudar, chama logo por ela para que te socorra. Quando te encomendares a ela, não desconfies; sustentando-te ela, não cairás. Protegendo-te ela, não temas perder-te; sendo tua guia, sem fadiga te salvarás.” (Glórias de Maria, Sto Afonso de Ligório, pág. 85).
Assim, nesse dia 22 de novembro, consagremos nossa sexualidade e relacionamentos à Maria. Peçamos a ela que nos ajude a purificar nossos pensamentos e olhares, que nos liberte dos vícios sexuais, da impureza. Consagremos a ela nossa vocação, para que ela mostre qual é o caminho certo. Que ela nos ensine a equilibrar nossos relacionamentos e afaste de nossas vidas as pessoas que desviam nosso olhar de Deus.
Nossa Senhora, rainha da Pureza, rogai por nós!
Santa Cecília, casta musicista, rogai por nós!
Roberta Castro
Coordenadora Ministério de Música e Artes
RCC Espírito Santo
 
Meus amigos, que possamos rezar muito neste dia 22 de Novembro, pela nossa Conversão à Pureza e Santificação. Não se cansem, se esforcem, convoquem todos os artistas a se reunirem nesse dia especial.
Deus Abençoe a todos vocês meus amigos. Um grande abraço desse pobre pecador.
Juninho Cassimiro
Coordenador Ministério de Música e Artes
RCCBRASIL

Mensagem do Dia

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Deus é poderoso para nos salvar

Há momentos em nossa vida que precisamos pedir ao Senhor graças especiais para seguirmos em frente, porque somente as habituais parecem não ser suficientes. Com muita humildade e confiança na misericórdia de Deus, precisamos fazer o exercício de nos abandonarmos aos cuidados d’Ele, porque, mesmo que aparentemente tudo esteja nublado, o poder de Deus está agindo na nossa vida, mesmo que não sejamos capazes de perceber isso.
Deixemo-nos hoje nos conduzir por esta palavra: “Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor” (Zc 2,14).
Fica conosco, Senhor, e dá-nos a graça de ficarmos sempre Contigo.



VII Canção Nova Sertaneja 
O sertanejo é um povo de fé


O povo sertanejo está na história da Canção Nova, assim como está na história de cada um de nós. Sempre gostei do estilo rural e hoje quero levá-lo também a outras pessoas, como para os meus filhos. Certa vez, ganhei uma charrete e comecei a percorrer a Chácara de Santa Cruz todos os fins de semana, levando as crianças para um passeio. Então o diácono Nelsinho Corrêa me convidou para, junto com ele e o Eto, organizarmos um evento para esse público.

No início da Comunidade Canção Nova aconteciam leilões e até mesmo rodeios que contagiavam aqueles que vinham estar conosco. Hoje, o Acampamento "Canção Nova Sertaneja" tem se tornado cada vez mais um ambiente familiar; temos recebido vários testemunhos dos participantes desse evento. A nossa missão é levar Deus à vida das pessoas com as orações, as palestras e com tudo o que temos para oferecer.


  Graças a Deus, este encontro tem se tornado uma celebração de tudo o que não só o homem do campo viveu em todo o ano, como também de todos os que admiram o estilo sertanejo. Em todos esses anos, temos visto que várias cidades, dos arredores de Cachoeira Paulista (SP), têm se organizado, em comitivas, para estar presentes na Canção Nova e seguem caminho em direção ao Santuário de Nossa Senhora Aparecida.

:: Lançamento CD "Guiados pelo Amor" de Rinaldo e Samuel

Quando realizamos o primeiro Acampamento "Canção Nova Sertaneja" tivemos apenas quinze dias para organizar tudo. Fomos atrás de pessoas da nossa região e as convidamos para participar trazendo seus animais, como bois e cavalos. Ao fazer o convite para esses sertanejos, havia em mim grande expectativa para ver a reação deles, pois seriam três dias na Canção Nova e, para a minha surpresa, eles prontamente o aceitaram. Nesse encontro, tivemos a presença de três carros de bois, 78 cavaleiros e um público de 500 pessoas, que entenderam a proposta do evento: levar a Palavra de Deus a todas as pessoas. No último acampamento estiveram conosco 1.600 cavaleiros e 16 carros de bois.

O "CN Sertaneja" é um ambiente familiar. Hoje, graças a Deus, temos infraestrutura para este evento, tudo para que cada um que venha participar tenha certeza de que Deus o ama!

Paulo Sérgio Eleutério
Missionário da Comunidade Canção


:: Confira a última edição do CN Sertaneja
:: Ouça a pregação com padre Fábio de Mello
:: Família, um lugar sagrado

CERCO DE JERICÓ - TEMA: COMBATENDO O BOM COMBATE - CONGRESSO DIOCESANO - 2013



“Combati o bom combate, terminei minha corrida, guardei a fé.” (2Tm 4,7)
De 11 a 17 de novembro de 2013
LOCAL
06h às 22h – Capela do Espírito Santo
     22h às 06h – Vigílias nas áreas Paroquiais
ESCALA (GRUPOS DA PARÓQUIA SÃO JOSÉ)
06h às 08h – Espírito Santo
08h às 10h – Santíssima Trindade e Deus Imenso
10h às 12h – Filhos da Rainha e Santa Ana
12h às 14h – Jesus: Fonte de amor e Louvor e Glória
14h às 16h – Nossa Senhora Aparecida e Magnificat
16h às 18h – Rainha da Paz
18h às 20h – Água viva
20h às 22h – Bom Pastor
22h às 06h – Vigília
VIGÍLIAS PAROQUIAIS
11/11 – Paróquia Nossa Senhora da Conceição
12/11 – Paróquia de São Manoel
13/11 – Menino Jesus
14/11 – Nossa Senhora de Fátima
15/11 – São João Batista
16/11 – São Paulo Apóstolo
INTENÇÕES:
·         Pelos governantes (para que governem com justiça)
·         Pela Santa Igreja (Intenções do Santo Padre, bispos e sacerdotes de toda igreja)
·         Por nossa diocese (Nosso bispo e padres de toda diocese)
·         Por todos os grupos, pastorais e movimentos da igreja
·         Pelas comunidades novas
·         Pela Renovação Carismática Católica (Pelos Conselhos nacional, estadual e diocesano)
·         Pela Coordenação diocesana (Núcleo Diocesano)
·         Pelo congresso diocesano da Rcc
·         Pelos grupos de oração e ministérios
·         Pelas famílias
·         Pelos Jovens
·         Pelos enfermos (doenças físicas e espirituais)
·         Pela conversão dos pecadores
·         Pela paz no mundo
·         Pelas intenções particulares
DIRECIONAMENTO
·         Invocação ao Espírito Santo
·         Santo Terço (sugestão: Terço com armas contra os poderes infernais)
·         Palavra
·         Oração para todos os dias
·         Adoração – escuta
·         Louvor e gratidão
OBS: Com exceção da oração para todos os dias e da palavra, o direcionamento é opcional, segue uma sugestão, mas fiquem a vontade e atentos as moções do Espírito Santo.
TERÇO COMO ARMA CONTRA OS PODERES INFERNAIS
Creio em Deus Pai... Pai Nosso... Três Ave-Marias...  Glória ao Pai...
NA PRIMEIRA DEZENA contemplamos como Jesus nos deu um exemplo brilhante na luta contra Satanás e seu reino.
(Rezar: Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória, Exorcismo)
Ao final de cada dezena, reza-se este exorcismo:
“Levante-se Deus, por intercessão da Bem-aventurada Virgem Maria, de São Miguel Arcanjo, de todas as milícias celestes e sejam dispersos seus inimigos e fujam de sua face todos os que O odeiam, em Nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. Amém!”
NA SEGUNDA DEZENA contemplamos como Jesus venceu a morte e o inferno pela sua paixão e morte na cruz.
(Rezar: Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória, Exorcismo)
NA TERCEIRA DEZENA contemplamos a Cruz de Cristo, que se tornou um sinal de terror para Satanás.
(Rezar: Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória, Exorcismo)
NA QUARTA DEZENA contemplamos como Jesus deu à Virgem Maria a força de esmagar a cabeça da serpente infernal.
(Rezar: Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória, Exorcismo)
NA QUINTA DEZENA contemplamos como Jesus deu à Virgem Maria o poder sobre satanás por todos os tempos.
(Rezar: Pai-Nosso, 10 Ave-Marias, Glória, Exorcismo)
PALAVRA:
1º DIA: (I Tessalonicenses 5, 12-22) – Orai sem cessar
2º DIA: (Efésios 6, 10-20) – Vestindo a armadura do cristão
3º DIA: (Filipenses 4, 2-9) – Orando pela cura da depressão
4º DIA: (Efésios 4,25-32) – Oração de perdão
5º DIA: (Gálatas 5,13 – 24) – Renunciando os frutos da carne
6º DIA: (Gálatas 6, 7 -10) – Aspirando aos frutos e dons do Espírito Santo.
7º DIA: (João 15, 12 – 17 - I coríntios 13,1-13) – Amar a Deus sobre todas as coisas
ORAÇÃO PARA TODOS OS DIAS
Ó Senhor Vós sois grande, Vós sois Deus, Vós sois Pai, nós vos pedimos, pela intercessão e auxilio da Santíssima Virgem Maria e dos arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel, que os nossos irmãos e irmãs sejam libertos do Maligno que os tornou escravos. Senhor, pela intercessão de todos os santos, vinde em nosso auxilio.
Da angústia, da tristeza, da obsessão, nós vos pedimos: livrai-nos, Senhor.
Do ódio, da fornicação, da inveja, nós vos pedimos: livrai-nos, Senhor.
Dos pensamentos de ciúmes, de raiva, de morte, nós vos pedimos: livrai-nos, Senhor.
De todos os pensamentos de suicídio e aborto, nós vos pedimos: livrai-nos, Senhor.
De todas as formas de sexualidade desordenada, nós vos pedimos: livrai-nos, Senhor.
Da divisão da família, de toda a amizade que nos afasta do bem, nós vos pedimos: livrai-nos Senhor.
De todas as formas de malefícios, de feitiçaria, de bruxaria e de qualquer mal oculto, nós vos pedimos: livrai-nos Senhor.
Ó Senhor que dissestes: “deixo-vos a paz, dou-vos a Minha paz.”, concedei-nos, por intercessão da Virgem Maria, a libertação de todas as maldições e a graça de gozarmos sempre da Vossa paz. Amém.


Homilia do Dia

No Templo, o que mais importa não são os ritos, mas a adoração ao Senhor, diz Papa

O Pontífice destacou que a comunidade deve se reunir, em primeiro lugar, para adorar a Deus.

Da Redação, com Rádio Vaticano
Em homilia, Papa diz que adorar é o principal motivo de ir ao Templo

“Nossa atitude deve ser de piedade que adora e escuta, reza e pede perdão, louva ao Senhor “, disse o Papa / Foto: Rádio Vaticano
O Templo é um lugar sagrado, no qual o que mais importa não são os ritos, mas a adoração ao Senhor.  Este foi o ensinamento do Papa Francisco, na Missa celebrada, nesta sexta-feira, 22, na Casa Santa Marta. O Pontífice destacou também, em sua homilia, a importância de compreendermos que há o Templo de pedra, como local de culto, mas também o corpo, templo sagrado de Deus.
“Na cerimônia litúrgica, o que é mais importante: os cânticos, os rituais belos ou tudo? Mais importante é a adoração, toda a comunidade reunida, diante do altar, onde se celebra o sacrifício e a adoração”, destacou o Papa.
Francisco, referindo-se ao episódio em que Jesus expulsa os vendilhões do Templo,  questionou a maneira como os fiéis se comportam na Igreja. “Fazem dela um local de adoração ou de negócios?”, indagou o Pontífice.
“Mas, eu acho – digo com humildade -, que nós cristãos perdemos um pouco o sentido da adoração e  pensamos: vamos  ao templo, reunamo-nos  como irmãos, porque é bom, é belo; mas o centro é onde Deus está”, destacou.
O Santo Padre destacou que há também um outro Templo sagrado e importante para a vida de fé: o corpo. “Aqui, talvez, não possamos falar da adoração como no primeiro caso, mas de uma espécie de adoração do coração que busca o Espírito do Senhor dentro de si e sabe que Deus aí está”,  enfatizou o Papa, afirmando que, desse modo, o  homem é capaz de ouvir e seguir o Senhor.
“Seguir a Deus pressupõe uma constante purificação, porque somos pecadores. Purificar-nos com a oração, com a penitência, com o sacramento da reconciliação e com a Eucaristia”, destacou o Papa ao afirmar que, desta forma, os dois Templos estarão em harmonia.
“E assim, nestes dois Templos – o Templo material, local de culto, e o templo espiritual dentro de mim, onde o Espírito Santo habita -,  nossa atitude deve ser a piedade que adora e escuta, reza e pede perdão, louva ao Senhor”, concluiu o Papa.

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Mensagem do Dia

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Com confiança, aproximemo-nos de Jesus

Todos nós temos necessidade de ter alguém que se comprometa conosco e abrace a nossa causa, defendendo-nos, ajudando-nos e cuidando de nós. Temos necessidade de sermos amados e acolhidos, principalmente nos momentos de dificuldade.
Precisamos tomar consciência de que não estamos sozinhos, porque o próprio Senhor nos prometeu que estará conosco todos os dias da nossa vida. Por isso, enviou-nos Seu Espírito Santo!
É a Cristo que devemos recorrer sempre, porque Ele nos chama e nos consola: “Vinde a mim vós todos que estais aflitos sob o fardo, e eu vos aliviarei. Tomai meu jugo sobre vós e recebei minha doutrina, porque eu sou manso e humilde de coração e achareis o repouso para as vossas almas. Porque meu jugo é suave e meu peso é leve” (Mateus 11, 28-30).
Descansemos em Jesus e deixemo-nos cuidar por Ele. Façamos um ato de entrega de todas as nossas preocupações e inquietações a Ele, porque o Senhor sabe como fazer e como resolver todas as situações.
Com confiança, aproximemo-nos de Nosso Senhor Jesus Cristo e oremos incessantemente ao longo deste dia:
Jesus, eu confio em Vós!



Assuma sua pertença a Deus

Quando vimos Maria sendo apresentada ao Senhor no Templo, também pensamos o quanto nós precisamos assumir a nossa própria vocação, nossa pertença a Deus.
Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe” (Mt 12,49-50).
Na liturgia de hoje, é com muita alegria que celebramos a festa da memória festiva da Apresentação de Nossa Senhora. Conforme o costume judaico, de acordo com a Tradição, Maria foi apresentada no Templo. Essa apresentação tem um significado muito especial de entrega, de consagração, de pertença.
Maria nasceu para ser toda de Deus, para ser instrumento nas mãos d’Ele, para colaborar na salvação da humanidade. Desde pequena, seus pais, Ana e Joaquim, a levavam ao Templo para ser consagrada. Eles a educaram para que ela crescesse na fidelidade de Israel, para que crescesse temente a Deus. Os pais, com certeza, não sabem quais são os desígnios que foram reservados para essa menina, mas eles tinham consciência de que a filha deles havia nascido para ser do Senhor.
É obvio que, ao longo da história, ao longo de seu crescimento, Deus foi se revelando a ela, até que, definitivamente, o Arcanjo Gabriel veio ao encontro dela para lhe revelar a plenitude da escolha divina, o desígnio que Deus tinha para ela.
Meus irmãos, quando vimos Maria sendo apresentada ao Senhor no Templo, também pensamos o quanto nós precisamos assumir a nossa própria vocação, o nosso próprio chamado a sermos cristãos, a assumirmos a nossa pertença a Deus. Isso toca em nossa memória, de quando ainda éramos crianças, pois fomos levados ao Templo, à Igreja para sermos batizado, para ser consagrados a Deus, entregues à causa d’Ele.
Quando os padres ungem o peito de uma criança com o óleo catecumenal, eles estão consagrando essa criança para que ela seja filho (a) de Deus. A marca da unção está em nós, somos ungidos no peito e também na testa com o santo óleo do Crisma para dizer: “Somos marcados para sermos propriedades do Senhor”.
Se nós levássemos a sério o nosso batismo, seríamos como Maria nas mãos de Deus: um instrumento eficaz para a salvação da humanidade. Cada um de nós pode colaborar com Ele para que o mundo seja melhor, para que o mundo seja salvo, para que conheça a redenção divina. Basta que levemos a sério o nosso batismo, basta que cada pai e mãe tome consciência da educação cristã que precisa dar a cada uma das nossas crianças a partir das águas batismais.
O batismo nos aponta a direção daquilo que Deus tem para nós. Felizmente, hoje, não faltam crianças batizadas, o que falta são pais que conscientizem seus filhos da missão, da consagração, da entrega que cada um de nós assumiu a partir do nosso batismo.
Deus abençoe você!

Apresentação de Nossa Senhora no Templo

 


 A memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado proto-evangelho de Tiago, livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 543, perto do templo de Jerusalém.
Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões:
“Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente”.
A Beata Maria do Divino Coração dedicava devoção especial à festa da Apresentação de Nossa Senhora, de modo que quis que os atos mais importantes da sua vida se realizassem neste dia.
Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa Senhora Mãe da Igreja.
Nossa Senhora da Apresentação, rogai por nós!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

 Missa com Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento



    Pe. Fred Gurgel

        Convidamos toda comunidade católica para participar da Santa Missa com adoração e bênção do Santíssimo Sacramento, Celebrante Pe. Fred Gurgel, nesta quinta-feira às 19 horas na Igreja Matriz de São Sebastião.


      Venha participar conosco desse momento de oração e de fé, com Jesus Eucarístico. 
Jesus, eu confio em vós!




Acampamento de Cura e Libertação

Toda superstição é um pacto com o demônio
Pe. Duarte Lara
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

Deus muda o nosso coração com a oração. Ontem falei um pouco sobre a virtude da religião, que é como a justiça aplicada a Deus. Jesus nos disse: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mt 22). “E o que é de Deus, padre?” É dar a Ele o que Lhe é devido: a honra, a glória, a adoração. Isso também é uma virtude, uma disposição interior, de dar a Deus o que pertence a Ele.

Como toda virtude, ela [a virtude da religião] cresce com o exercício. Uma pessoa que quer andar de bicicleta, por exemplo, tem que treinar. Da mesma forma, quem quer tocar violão, deve tocar um dia, dois dias, três dias; ninguém nasce aprendendo a tocar violão. Quem me ensinou a rezar? Minha mãe. A religião é uma virtude que se aprende; e a Igreja é esta grande família que nos ensina a rezar, é só olhar a vida dos santos.

De duas grandes formas se pode pecar contra essa virtude: sendo omisso, ou seja, não dando a Deus o que Lhe é devido, ou fazendo aquilo que é contrário a Ele. Deste último temos o pecado da irreligião e o de superstição.

O pecado de irreligião é não ter respeito ou aversão ao que é sagrado. Por exemplo: jogar futebol é uma coisa boa? Sim. E jogar futebol dentro da igreja? Claro que não, isso seria um sacrilégio. Jesus, por exemplo, ficou irado e expulsou os vendilhões do templo quando viu que faziam comércio na casa de Deus, no templo de Jerusalém.

Mas, hoje, gostaria de falar de um pecado que está crescendo muito no mundo, o da superstição. Por este pecado o demônio adquire um domínio maior sobre nós do que por intermédio de outros pecados. A superstição é divinizar o que, na realidade, não é divino. E existem três grandes formas de superstição: a idolatria, a adivinhação e a magia.

Na adivinhação você coloca verdade e confiança em algo que não vem de Deus, como, por exemplo, nos búzios, nas cartas, nos adivinhos, entre outros. Na magia, você faz algo muito parecido, mas não em termos de conhecimento, mas sim de poder, ou seja, você busca uma força que não é a de Deus, é oculta, não vem de Jesus de Nazaré. Você vai a um bruxo, vai a um curandeiro ou cartomante para buscar algo que só Deus pode lhe dar. O povo de Israel chamava esta prática de adultério para com Deus. Tem gente que vai à Missa num dia e no outro vai ao terreiro [de práticas ocultas].  
Cuidado, meu irmão, isso é muito perigoso! Isso é um pecado de irreligião, ou seja, é como se você estivesse dizendo para Deus: "Olha, aquilo que só o Senhor poderia me dar eu estou buscando em outro lugar, pois eu não confio no Seu poder". 
"O demônio engana muita gente!", alerta padre Duarte Lara.
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com


Nós perdemos esta sensibilidade espiritual, e ainda dizemos: "Ah! Mas isso não vai fazer mal a ninguém!". A Palavra de Deus diz que estas práticas [ocultas] são abomináveis! (cf. Dt 10, 12). Ao praticá-las você estará traindo o seu Deus! O Catecismo da Igreja Católica afirma que toda forma de adivinhação deve ser rejeitada.

O demônio engana muita gente, dizendo que não tem problema frequentar estes lugares, buscar um bruxo, etc., mas depois ele lança o veneno, divide os casais, faz a pessoa pecar contras as coisas sagradas.

Santo Tomás de Aquino ensina que “toda adivinhação é obra de demônio", e Santo Agostinho escreveu um livro inteiro condenando a prática da adivinhação, afirmando que recorrer a estas práticas é fazer pactos com o demônio. Estes cultos de adivinhação trazem implícito um pacto com o demônio, e para ser liberto desse pacto é preciso uma renúncia explícita. Adivinhação é quando você pede ajuda ao demônio para conhecer coisas futuras ou coisas escondidas. “O demônio sabe das coisas futuras, padre?” Não, ele age como um meteorologista, ele faz cálculos para dizer o que vai acontecer.

Santo Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor da Igreja, alerta que quem busca adivinhos ou invocação dos mortos (necromancia) faz um pacto explícito com os demônios. Esse santo afirma que os supostos espíritos que falam nos médiuns são, na verdade, os demônios. As pessoas ficam espantadas porque os médiuns falam com a voz do pai, da mãe, de um ente querido que morreu, porque o demônio também conhece os nossos entes queridos. Abra o olho porque aquele que fala ali não é a pessoa que já morreu, mas sim o demônio!

Todo tipo de adivinhação ou invocação de mortos é pecado grave e deve ser confessado, nos ensina a Igreja. São estes pactos que abrem as portas para a ação do demônio em nossas vidas. Daí começam a acontecer coisas em você, no seu corpo, doenças que não têm explicação, desmaios, etc. Isso porque você foi mexer com fogo, foi buscar solução em lugares que não vêm de Deus. 

Transcrição e adaptação: Daniel Machado (@dancaonova)

Mensagem do Dia

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Onde estaremos seguros?

Busquemos hoje as coisas de Deus, porque todas as demais vão passar, mas o que vem do Senhor permanecerá para sempre.
A vontade do Todo-poderoso é um porto seguro para nós, por isso, devemos ancorar, a cada momento, a nossa vida nela; lá permaneceremos seguros. Vivemos num mundo instável, onde tudo muda e passa muito rapidamente. Precisamos ter a sabedoria de não ficar com o coração apegado às coisas meramente temporais. Devemos fazer um bom uso destas, mas não ficar presos a elas.
Busquemos o único essencial para a nossa vida e que jamais passará, porque o essencial é eterno: Jesus Cristo, Nosso Senhor.
Rezemos com o salmista: “Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo” (Sl 26,4).
Senhor, ensina-nos a buscar as coisas que não passam!


Santo do Dia

Santo Edmundo



 Reinava Offa nos Estados ingleses. Desejando terminar seus dias em Roma, no exercício da piedade e da penitência, passou a coroa para Edmundo, de quinze anos de idade, descendente dos antigos reis anglo-saxões da Grã-Bretanha.
Edmundo, segundo os seus historiadores, foi coroado no dia de Natal de 885. Suas qualidades morais tornaram-no modelo dos bons reis. Tinha grande aversão aos lisonjeiros; toda a sua ambição era manter a paz e assegurar a felicidade dos súditos. Daí o grande zêlo na administração da justiça e na implantação dos bons costumes nos seus Estados. Foi o pai dos súditos, sobretudo dos pobres, protetor das viúvas e dos órfãos, sustento e apoio dos fracos. O fervor no serviço de Deus realçava o brilho das suas outras virtudes. A exemplo dos monges e de várias outras pessoas piedosas, aprendeu o saltério de cor.
No décimo quinto ano do seu reinado, foi atacado pelos Dinamarqueses Hínguar e Hubla, príncipes desta nação, verdadeiros piratas, que foram desembarcar na Inglaterra. Edmundo, a princípio, manteve-se sereno, confiando num tratado que tinha feito com os bárbaros logo que vieram para o seu país. Mas quando viu que não respeitaram o tratado, reuniu o seu exército. Mas os infiéis receberam auxílios. Perante este reforço do inimigo, Edmundo sentia-se impotente para o combater.
Então os bárbaros fizeram-lhe várias propostas que recusou, por serem contrárias à religião e à justiça que devia aos súditos. Preferiu expor-se à morte a trair sua consciência. Carregaram-no de pesadas cadeias e levaram Edmundo à tenda do general inimigo. Fizeram-lhe novas propostas. Respondeu com firmeza que a religião lhe era mais cara do que a vida, e que nunca consentiria em ofender a Deus, que adorava. Hínguar, enfurecido com esta resposta, mandou açoitá-lo cruelmente.
O santo sofreu todos os maus tratos com paciência invencível, invocando o Sagrado Nome de Jesus. Por fim, foi condenado a ser decapitado, recebendo a palma do martírio a 20 de novembro de 870.
Os ingleses consideraram-no mártir e dedicaram-lhe numerosas igrejas.
Santo Edmundo, rogai por nós!


Homilia Diária

É hora de sairmos do comodismo

Sim, é hora de sairmos do comodismo, de fazer os dons que Deus nos deu multiplicar, crescer.
“Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem” (Lc 19,26). 
As palavras do nosso Deus vem nos chamar a atenção para a dirigência, para a responsabilidade que nós precisamos ter com aquilo que Deus nos confiou. A parábola do Evangelho de hoje mostra o senhor que confia cem moedas para cada um dos operários que a ele se apresenta. Cada um deles faz o que pode com suas cem moedas: um as multiplicam, fazendo com que rendam dez vezes mais; outro, as fazem render cinco vezes mais; um terceiro pega essas moedas e apenas as coloca em um lenço e não faz com que se multipliquem. 
Por isto, o senhor é muito severo quando chega, é muito duro com este homem; e o pouco que ele tem, ele perde. Em compensação, aqueles outros que multiplicaram as suas cem moedas receberam em proporção àquilo que fizeram, foram recompensados por terem pegado seus dons e os multiplicado. 
Deus nos chama à ousadia – no bom sentido da palavra –, pois não quer que sejamos preguiçosos, relaxados ou negligentes. Às vezes, levamos a nossa vida de qualquer jeito, reclamando do que temos ou daquilo que não temos. E a nossa vida cai em um marasmo, as coisas não andam para frente e nós ficamos paralisados. 
Até as pessoas mais limitadas fisicamente multiplicam os dons que têm. Quando vemos pessoas cegas fazendo coisas extraordinárias, pessoas com uma perna só (ou nenhuma) em cima de uma cadeira de rodas, fazendo muito mais coisas do que nós, que temos braços e pernas, percebemos o quanto nós nos limitamos. Muitas vezes, ficamos presos à condição que temos e não saímos do marasmo. 
Sim, é hora de sairmos do comodismo, de fazer os dons que Deus nos deu multiplicar, crescer. Não podemos ficar parados pelo medo, pela letargia, reclamando que não podemos isso ou aquilo. Não importa a quantidade de dons e talentos que temos, o que importa é que, pouco ou muito, nós podemos multiplicá-los, nós podemos nos dar mais, ser mais ousados. O que não podemos é ficar parados, olhando para o céu, esperando que Deus faça a nossa vida acontecer. 
Ele nos deu inteligência, capacidade e fé. Se usarmos isto como nossas armas, nós multiplicaremos a graça de Deus entre nós. 
Deus abençoe você!



segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Mensagem do Dia


segunda-feira, 18 de novembro de 2013

O segredo é “orar sem cessar”

Muitas vezes, achamos que nossas orações não estão sendo ouvidas, por isso queremos desistir de rezar. Mas não é este o caminho eficaz; o segredo é “orar sem cessar” (I Ts 5,17). Na hora oportuna, o socorro divino virá.
Isso aconteceu com Tobit, um homem temente a Deus, que fazia o bem e foi provado, mas, no tempo do Senhor, foi visitado pelo Arcanjo Rafael: “Eu sou Rafael, um dos sete anjos que assistimos diante da claridade do Senhor e entramos na Sua presença”.
Supliquemos ao Senhor que envie um bom anjo para nos conduzir sãos e salvos, para nos socorrer em todas as nossas necessidades.
São Rafael com Tobias, São Gabriel com Maria, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós estas vias.


Santo do Dia

Beatos Domingos Jorge, Isabel Fernandes e Inácio




 Domingos Jorge nasceu em Vermoim da Maia, perto do Porto (Portugal). Muito jovem, partiu para a Índia, onde combateu pela fé e pela Pátria. Aventureiro por natureza, empreendeu viagem para o Japão, onde nesse tempo reinava perseguição furiosa. Todos os missionários eram mortos, e mortos também todos aqueles que os acolhessem em suas casas. Apesar de todos os riscos, não quiseram os missionários estrangeiros abandonar para os instruir, animar e lhes administrar os sacramentos.
Domingos Jorge, membro da Companhia do Rosário, casou com uma jovem japonesa, à qual o missionário português, Padre Pedro Gomes, oito dias após o nascimento, deu o nome de Isabel Fernandes. Vivia este casal modelo no amor de Deus, na paz e na felicidade, perto da cidade de Nagazáki. Por bondade e piedade, receberam em sua casa dois missionários jesuítas e, naquela noite (era o dia da festa de Santa Luzia), o governador de Nagasáki ordenou que fossem presos os dois missionários juntamente com Domingos Jorge. Após um ano de prisão, foram condenados à morte. Domingos Jorge, após escutar a sentença, pronunciou estas palavras: “Mais aprecio eu esta sentença do que me fizessem Senhor de todo o Japão”.
Era o ano de 1619. Domingos Jorge foi amarrado ao poste no chamado “Monte Santo” de Nagasáki, onde tantos cristãos deram a vida por Deus, e, ali, juntamente com outros mártires rezando a oração do Credo, Domingos Jorge foi queimado vivo.
Passados três anos, na manhã de 10 de novembro de 1622, o “Monte Santo” de Nagasáki, regado com o sangue de tantas centenas de cristãos, apresentava um aspecto solene e comovedor. Ali se apinhavam mais de 30.000 pessoas para assistirem ao Grande Martírio, isto é, à morte de 56 filhos da Santa Igreja Católica. Entre eles, encontravam-se Isabel Fernandes, de uns 25 anos de idade, viúva do Beato Domingos Jorge, e seu filhinho Inácio, de quatro anos. Os mártires foram divididos em dois grupos: 24 religiosos de várias Ordens, condenados a morrer a fogo lento; os outros 32 eram constituídos por 14 mulheres e 18 homens (a maioria deste segundo grupo recebeu como condenação serem decapitados). Isabel Fernandes, antes de ser degolada juntamente com seu filhinho Inácio, exclamou: “De todo o coração ofereço a Deus as duas coisas mais preciosas que possuo no mundo: a minha vida e a do meu filhinho”.
Domingos Jorge, com a esposa Isabel Fernandes e o filho Inácio, foram beatificados pelo Papa Pio IX em julho de 1867.
Beatos Domingos Jorge, Isabel Fernandes e Inácio, rogai por nós!


Qual a diferença entre Exorcismo e Oração de Libertação?

Exorcismo e Oração de Libertação

Padre Duarte Lara
Foto: Fotos CN / Wesley Almeida
Vou contar a vocês uma coisa que meus pais fizeram e que mudou toda a minha vida. E aproveito também para deixar isso como um conselho aos pais. Sou o primeiro de cinco filhos que meus pais tiveram. Quando tinha um mês de vida, meus pais me entregaram como um presente a Nossa Senhora, diante de sua imagem. Você viu no que deu: hoje sou sacerdote. Glória a Deus por isso! Meus irmãos, o céu nos leva muito a sério!

O tema desta pregação é: “Exorcismo e Oração de Libertação”. Meus irmãos, o demônio treme diante da Palavra de Deus! O padre exorcista Gabriele Amorth, durante seu ministério, sempre rezava com este trecho do Evangelho de São Marcos 16,15-20 em latim. Acompanhe comigo:

“Então Jesus disse-lhes: 'Vão pelo mundo inteiro e anunciem a Boa Notícia para toda a humanidade. Quem acreditar e for batizado, será salvo. Quem não acreditar, será condenado. Os sinais que acompanharão aqueles que acreditarem são estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; se pegarem cobras ou beberem algum veneno, não sofrerão nenhum mal; quando colocarem as mãos sobre os doentes, estes ficarão curados.' Depois de falar com os discípulos, o Senhor Jesus foi levado ao céu, e sentou-se à direita de Deus. Os discípulos então saíram e pregaram por toda parte. O Senhor os ajudava e, por meio dos sinais que os acompanhavam, provava que o ensinamento deles era verdadeiro”.
Estes sinais, meus irmãos, não acompanham apenas os padres. Eles são para todos nós. Estes sinais acompanham todos aqueles que creem. É tão bonito ver que a Palavra de Deus não é apenas anunciada com belas palavras, mas também por meio de sinais, milagres e prodígios. Estes sinais são necessários. Todos nós ansiamos por ver o poder de Deus. Jesus é o “Deus salva”. Queremos experimentar em nossas vidas o poder salvífico do Senhor.

Jesus chamou doze apóstolos para estarem com Ele. Nossa vida de fé está fundamentada nisso, ou seja, na relação com Deus. Somos todos chamados ao discipulado. Depois, Jesus deu autoridade aos Seus discípulos. E eles puderam realizar estes sinais no nome do Senhor.

Quando o Senhor Jesus manifesta Seus sinais no meio do povo, os corações se abrem para a escuta da Palavra. Eu mesmo, que lhes falo nesta manhã, sou testemunha disso. Lembro-me de, quando ainda era um jovem sacerdote, Deus me usou para que aquelas pessoas fossem tocadas por Sua graça. Depois da bênção que dei em nome de Jesus, ao final daquela novena, sete pessoas foram curadas. No dia seguinte, quanta gente apareceu naquela novena! Pessoas vindas de tantos lugares distantes para serem curadas. E o que eu fazia? Anunciava a Palavra de Deus a elas, pois os corações se encontravam abertos e sedentos para acolher a Boa Nova.

Gente curada de câncer, casais que não conseguiam ter filhos... Quanta gente agraciada após receber a bênção de Jesus! Deus só precisa de instrumentos que estejam disponíveis para que Ele possa usar como um eficaz veículo da Sua graça.

Mas, diante disso, surge o seguinte questionamento: “Por que nem todos são imediatamente curados?” Nossa Senhora, em Fátima, deu um importante ensinamento aos Três Pastorinhos, que traziam os pedidos do povo até a Virgem Santíssima. Ela dizia: “Alguns serão curados ainda neste ano, mas nem todos, pois alguns precisam primeiro se arrepender dos seus pecados”.


"Se você estiver na graça de Deus, estará mais do que protegido contra o mal", afirma o padre Duarte Lara
Foto: Fotos CN / Wesley Almeida


O que a Mãe do Céu está nos ensinando com isso? Que é preciso cuidar primeiro da saúde da alma! Muitos buscam a cura do corpo, mas não cuidam do próprio interior. Ainda não se arrependeram, não procuraram o sacramento da reconciliação e penitência e não deram passos concretos de conversão.

Muitos são aqueles que se revoltam contra Deus porque ainda não tiveram suas súplicas ouvidas. Não, meus irmãos! Deus é Pai e sabe o que é melhor para nós. Existem graças que não receberemos se não as pedirmos ao Senhor. Mas também existem situações nas quais podemos oferecer nossos sofrimentos suportados pela conversão dos pecadores. Esta é, sem dúvida alguma, uma das formas mais poderosas de intercessão: oferecer o próprio sofrimento, a tribulação vivida, pela conversão das almas.

Portanto, não se revolte! Não deixe de louvar a Deus. Louve mesmo em meio às chamas e à provação que você hoje enfrenta.

O que é o exorcismo? Ele vem dos tempos antigos. Vemos nas Sagradas Escrituras que todos os batizados, nos primeiros tempos, eram exorcistas. Com o passar do tempo, a Igreja foi controlando esse ministério de exorcismo. E por quê? Porque o demônio é muito inteligente e esperto! Então, é preciso muita atenção e cuidado na realização desse ministério, para que se evitem abusos e exposições desnecessárias.

A Igreja nos ensina que o exorcismo é uma celebração litúrgica, na qual pedimos a libertação de alguém da ação do demônio. Existe também o chamado “grande exorcismo”, que só pode ser realizado por um padre exorcista com a autorização do bispo diocesano.

E no que consiste a oração de libertação? Ela é uma oração na qual você pede para ser liberto dos ataques do demônio. “Eu posso fazer essa oração, padre?”, você pode me perguntar agora. “Sim, sem dúvida!”, eu lhe respondo. Inclusive na oração do Pai-Nosso, Jesus nos ensina a pedirmos ao Pai: “Livrai-nos do mal”. Existem muitas orações de libertação. Devemos rezá-las pedindo a Deus que nos livre das ações do maligno.

O cuidado que devemos tomar é o de não ficar conversando com o demônio. Somente o exorcista deve fazê-lo. O inimigo sempre começa dizendo uma “verdade” a nosso respeito. É preciso tomar muito cuidado com isso, pois ele é o sedutor por excelência e acaba nos envolvendo em suas armadilhas e mentiras. Nos Evangelhos, Jesus sempre ordenava aos demônios que se calassem. O diabo não pode ser o nosso “catequista”! Ele é mentiroso e acaba nos ludibriando como fez com os nossos primeiros pais, Adão e Eva. Conversemos com o Senhor! E peçamos sempre a Ele que nos livre do mal.

E quando não existe um padre exorcista onde você vive? O que fazer? Resposta: Santa Missa, sacramento da confissão, santo terço diário... É assim que vamos reagindo diante da ação do mal na nossa vida.

Se você está no pecado, meu irmão, o demônio consegue facilmente interferir na sua vida. Saia do pecado já! Se você estiver na graça de Deus, estará mais do que protegido contra o mal. Creia nisso!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Mensagem do Dia

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Em nossa vida precisamos tomar sempre decisões

Em cada ato da nossa vida precisamos tomar sempre decisões, pois a nossa felicidade depende delas. Desde a hora que acordamos até o momento em que nos deitamos, precisamos decidir. Muitas pessoas protelam as decisões porque têm medo de enfrentar a vida, mas, constantemente, estamos diante de algo que precisamos solucionar. Precisamos tomar consciência de que, na vida, cada ato nosso pode ser um passo de crescimento ou de retrocesso; depende da resolução que tomamos.
Santa Rita de Cássia, nela encontramos o exemplo típico de quem soube tomar decisões acertadas segundo a vontade de Deus, mesmo em meio às grandes adversidades que ela vivia com o esposo e os filhos.
A maior de todas as decisões de Santa Rita foi assumir Jesus como Senhor absoluto da sua vida e deixar-se conduzir por Ele sempre, chegando à santidade.
“Põe tuas delícias no Senhor, e os desejos do teu coração Ele atenderá” (Sl 36, 4).
O lindo é que ela decidiu, de todo o coração, ter Jesus como o Seu Senhor e deixou-se conduzir por Ele.
Jesus, eu confio em vós!

Carta do Coordenador Nacional - Dirigida aos Ministros de Música e Artes


A paz de Jesus meus amigos!
Quanta alegria está transbordando em meu coração, por esse mês tão especial. Depois de durante esse ano termos motivado os nossos artistas a olharem pra Nossa Senhora, tivemos a grande graça do Santo Papa Francisco consagrar o mundo ao Imaculado Coração de Maria.
Sinto aqui um novo ânimo pra essa moção, pra esse direcionamento. Peço que percebam os sinais de Deus para nós. Sinto uma grande segurança de estarmos indo no caminho certo. Tenho lutado diariamente para olhar pra Maria em todos os momentos, principalmente os mais difíceis da minha vida. Sempre que alguém vem me partilhar uma dificuldade, eu respondo: “Lembre-se de Maria”.
O Santo Padre consagrando o mundo ao Imaculado Coração de Maria, só não deixou o mundo aos seus cuidados, como também quer dizer a nós, lembrem-se de Maria, estejam com Maria, voltem pra Maria.
E é isso que estamos fazendo nesse tempo, olhar pra nossa mãe e sermos verdadeiros devotos e imitadores de seus passos.
Por isso, nesse dia 22 de Outubro, rezemos junto com o Santo Padre, consagrando nossas vidas, nosso ministério, nossos grupos de oração e a RCC.
Bem-aventurada Maria Virgem de Fátima,
com renovada gratidão pela tua presença materna
unimos a nossa voz àquela de todas as gerações
que te chamam bem-aventurada.

Celebramos em ti as grandes obras de Deus,
que jamais se cansa de prostrar-se com misericórdia
sobre a humanidade, afligida pelo mal e ferida pelo pecado,
para curá-la e para salvá-la.

Acolhe com benevolência de Mãe
O ato de consagração que hoje fazemos com confiança, diante desta tua imagem tão querida a nós.

Estamos certos de que cada um de nós é precioso aos teus olhos
e que nada é a ti estranho de tudo aquilo que habita em nossos corações.

Nos deixamos alcançar pelo teu dulcíssimo olhar
e recebemos o afago consolador do teu sorriso.

Protege a nossa vida entre os teus braços:
abençoa e reforça todo desejo de bem;
reaviva e alimenta a fé;
ampara e ilumina a esperança;
suscita e anima a caridade;
guia todos nós no caminho da santidade.

Ensina-nos o teu mesmo amor de predileção
Pelos pequenos e pelos pobres,
pelos excluídos e os sofredores,
pelos pecadores e os dispersos de coração:
reúne todos sob tua proteção
e os entrega ao teu Filho amado, o Senhor nosso Jesus.

Amém.
Peço que neste dia, motivem os artistas a rezarem com essa oração, cada com uma cópia nas mãos e fazerem também esse ato de consagração.
Mês que vem, dia 22 de Novembro, celebraremos o dia de nossa padroeira, Santa Cecília. Quero pedir pra cada um de vocês coordenadores estaduais e diocesanos que organizem algo especial para o mês que vem. Visto que decidimos que o dia da mobilização seria nos dias 22, exatamente por ser o dia de Santa Cecília. Conto com vocês meus amigos!
Um grande abraço desse pobre pecador!
Juninho Cassimiro
Coordenador Nacional do ministério de Música e Artes