terça-feira, 8 de outubro de 2013

Homilia Diária

Que Jesus seja sempre novidade em sua vida

Não se acostume ao Senhor, pelo contrário, faça com que Ele seja sempre uma novidade em sua vida. E a graça d’Ele será sempre nova no seu coração.
“Marta, Marta! Tu te preocupas e andas agitada por muitas coisas. Porém, uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte e esta não lhe será tirada” (Lc 10,41-42).
As duas irmãs, Marta e Maria, também eram irmãs de Lázaro. E todos os três eram, na verdade, amigos de Jesus. O Senhor era muito próximo, muito íntimo dessa casa e costumava visitá-los com muita frequência. Quando tinha que subir a região da Galileia, para ir até a Judeia, Jesus precisava passar pela região da Samaria, então, Ele ficava na casa de Maria, Marta e Lázaro.
Cada um tem um jeito de ser, de acolher, de sentir-se à vontade com o amigo. Assim se sentiam Marta e Maria: muito à vontade com o Senhor quando Ele as visitava, quando se fazia presente na casa dessa família.
Hoje, as duas irmãs apresentam uma particularidade no jeito de ser de cada uma: o acolhimento ao Mestre. Marta já sabe que Jesus “é de casa”, então, quando Ele entra em sua casa, é como se ela dissesse: “Fique à vontade, a casa é Sua! Fique aí, deixe-me terminar os meus afazeres, porque o Senhor merece o melhor”.
Maria não! Ela é toda atenciosa, se põe para fazer o essencial, se coloca aos pés do Mestre, para ouvi-Lo, para extrair algo de Sua sabedoria, para aproveitar aquele momento único – muito rico e particular – da presença de Jesus na sua casa e na sua vida.
Muitas vezes, nós vamos nos acostumando a ser do Senhor e a estar na casa d’Ele. E algumas vezes, isso vira uma rotina para nós, uma coisa muito comum, muito frequente, a qual já estamos acostumados a fazer – seja quando vamos à casa do Senhor, seja quando Ele vem à nossa casa – porque nós oramos, fazemos novenas e assim por diante.
O mais importante é escutar o Senhor. O mais importante é sempre recebê-Lo como se fosse a primeira vez. Não comungue o Corpo de Cristo por comungar, não se confesse por confessar, mas faça desse momento algo único e muito especial em sua vida. Não se acostume ao Senhor; pelo contrário, faça com que Ele seja sempre novidade em sua vida. E a graça d’Ele será sempre nova no seu coração.
Assim como Maria escolheu a melhor parte, que nós também a escolhamos: estar aos pés do Senhor! Deus abençoe você!


DNJ de São Paulo recordará JMJ 2013, Ano da Fé e CF 2013

O Setor Juventude da Arquidiocese de São Paulo realiza no dia 20 de outubro o Dia Nacional da Juventude (DNJ), em comunhão com toda Igreja no Brasil.

O DNJ deste ano tem como tema: “Juventude e Missão” e o lema: “Jovem: levante-se, seja fermento!”.

A programação conta com apresentações artísticas e reflexões feitas a partir do tema do DNJ; peregrinação à Catedral da Sé e Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer. O encontro terá início no Páteo do Collegio, das 13h30 às 17h.

A proposta do DNJ dará continuidade às temáticas da JMJ Rio 2013, do “Ano da Fé” e da Campanha da Fraternidade deste ano, chamando a atenção para a formação de discípulos e missionários de Jesus Cristo em meio à juventude.

Em carta enviada aos Párocos, Vigários e Administradores Paroquiais, Dom Tarcísio Scaramussa, bispo auxiliar da arquidiocese de São Paulo e referencial para o Setor Juventude, pede a colaboração de todos na divulgação e que motivem os jovens a participarem. Também diz que é importante que os coordenadores de grupos de jovens e catequistas de crisma reflitam com os jovens o tema do DNJ.

Sendo atividade permanente do Setor Juventude da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), o DNJ é um momento forte de celebração, de sentido de pertença dos jovens à Igreja e de sua visibilidade na sociedade. Em todo o Brasil, inúmeras manifestações serão promovidas através do Dia Nacional da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário