quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Mensagem do Dia

 quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Orar sem jamais desanimar

A oração é a única arma que, de fato, funciona e põe todas as coisas no lugar. O remédio para tudo é a oração, por isso a Palavra do Senhor nos dá esta recomendação: “Orai sem cessar” (I Ts 5,17).
Em vez de nos lamuriarmos diante das situações ou de contarmos para todo o mundo o que está acontecendo conosco, entremos no em nosso quarto, dobremos o joelho diante da presença do Senhor e oremos.
Depositemos nas mãos de Deus a nossa causa, porque o que não está ao nosso alcance, está ao alcance d’Ele.
Aprendamos a orar em todos os momentos e circunstâncias. Se não temos este hábito, tentemos cultivar esse costume pouco a pouco, e veremos que a nossa vida nunca mais será a mesma.
Peçamos a Nossa Senhora que nos ensine a ser pessoas orantes.

 

Aquele que é fiel a Deus encontra um bom amigo

Mensagem do missionário Márcio Mendes, no programa "Sorrindo pra Vida", da TV Canção Nova, desta quarta-feira, dia 30 de outubro de 2013.

A Palavra meditada, hoje, está em Eclesiástico 6,6-17.

"Descubra os tipos de relacionamento que você tem e invista naquele que vale a pena", orienta Márcio
Foto: Maria Andrea/Arquivo Fotos CN


Que sejam numerosas as pessoas que o saúdam, que todos o queiram bem e que você tenha muitos relacionamentos bons e amistosos! Esse é o desejo de Deus para sua vida.

Relacionamentos amistosos não se caracterizam como uma amizade, porque a amizade precisa de tempo, conhecimento, confiança. A amizade verdadeira precisa passar por provações, ao passo que os relacionamentos amistosos não; estes você pode ter com qualquer pessoa. Então, nesse sentido, seja amigo de todos, não tenha inimigos. Aquele que tem inimigos não tem sossego na vida.

Por onde passar, que você tenha muitos relacionamentos amistosos, mas tenha cuidado para escolher, entre tantas pessoas, apenas um conselheiro, um amigo verdadeiro. A Palavra nos pede isso, porque quando o número de pessoas é muito grande, não conseguimos ser íntimos de todos nem abrir o coração para receber um bom conselho. Mesmo que muitos lhe agradem, escolha somente um para ser seu amigo fiel. E saiba que você conseguirá um amigo assim na hora da dificuldade.

O momento ideal para você adquirir um amigo é na hora da crise, porque, nessa ocasião, só quem o amar de verdade ficará do seu lado. Então, adquira um amigo verdadeiro na provação, mas, assim que você conquistar alguém desse tipo, não se apresse em confiar nele, porque a amizade ainda é recente e você precisa conhecer melhor esse novo amigo, os defeitos e os erros dele.

Não seja apressado em confiar, senão você poderá se machucar. Vá confiando nele aos poucos, porque erros todos cometem, contudo, se existir malícia nesse erro, então você perceberá que não poderá confiar nessa pessoa e que não há amizade verdadeira. Não precisa virar inimigo da pessoa, mas, em vez de criar uma amizade com ela, continue no relacionamento amistoso, com uma amizade de ocasião, só para as coisas agradáveis.

Diz a Palavra que não devemos confiar de imediato, porque existem aqueles amigos que, depois de uma situação negativa, viram seus inimigos e revelam tudo o que você confiou a eles. Não há inimigo pior do que aquele que sabe tudo da sua vida e sabe como o machucar. Existe também aquele amigo que está com você só enquanto você tem o que comer. Na hora em que você está na pior, ele some.

“Mantenha-se longe de seus inimigos e seja cauteloso com os amigos”. Temos que ter cuidado com as amizades, porque a traição é uma dor muito difícil de suportar. Quando nós somos traídos, abandonados ou trocados por uma pessoa que amamos e consideramos importante, isso nos causa uma dor tão grande no coração, que corremos o risco de perder a confiança em todo o mundo.

Tenha cuidado com as coisas que envolvem o coração. Aprenda a proteger suas emoções, confie aos poucos nas pessoas, para não se ferir.

Todo relacionamento é um risco, porque, quando você estabelece um laço com alguém, você precisa aprender a confiar. E ao ser ferido, você vai parar de confiar em todos, mas não pode ser assim, porque, desse modo, você se torna uma pessoa resistente ao amor das outras pessoas.

Por isso, a Palavra de Deus vem abrir nossos olhos, para que, na hora da decepção, saibamos o que fazer e como nos prevenir.

Quando uma pessoa é muito machucada no amor, ela corre o risco de desejar que todos também sofram e de sacrificar as coisas mais lindas da vida só para não sofrer novamente. Só que ao fazer isso, ela se privará de viver. E quem não corre riscos, não vive, não tem amigos, não se casa e não conhece o verdadeiro amor.

Se você traz dentro de si uma mágoa, por ter sido enganado, traído, abandonado, ou por uma questão não resolvida em seu coração, há três coisas que você pode fazer. A primeira é desabafar com quem realmente pode ajudá-lo. Escolha uma pessoa madura, de confiança, que seja sábia e santa. Se você não conhece ninguém assim, procure um sacerdote. E enquanto não encontrar ninguém para isso, desabafe com Deus, rasgue o seu coração diante d’Ele.

A segunda coisa a fazer é descobrir que você já amadureceu e cresceu e que, agora, você tem condições de diferenciar os tipos de relacionamento. A Palavra manda você amar todo o mundo, mas não manda você ficar colado em todos. Descubra os tipos de relacionamento que você tem e invista naquele que vale a pena. Com relação aos outros [tipos de relacionamento], você deve se proteger deles e confiar neles vagarosamente.

A terceira coisa que você precisa fazer é cultivar relacionamentos sólidos e seguros, que o ajudem a vencer as dores das lembranças negativas. Em outras palavras: a dor de uma amizade frustrada se cura com uma nova e boa amizade. A amizade que, um dia, não deu certo é curada pela amizade boa que Deus lhe concede. A Palavra meditada hoje ensina que quem é fiel a Deus, encontra um bom amigo.

Deus cura as experiências pelas quais passamos ao sermos traídos e abandonados, dando-nos bons amigos, convertendo as inimizades em amizades. Confiemos no Senhor, para que Aquele que foi o amigo inseparável de Jesus seja o nosso amigo. O Espírito Santo é o amigo de Jesus e quer ser seu amigo agora. Se você O aceita, clame por Ele e peça que Deus abençoe sua vida com a graça dessa grande e única amizade.

Márcio Mendes
Membro da Comunidade Canção Nova

Nenhum comentário:

Postar um comentário