quinta-feira, 30 de junho de 2011

Adoração ao Santíssimo

Adoração ao Santíssimo

Quinta-feira Adoração

A Renovação Carismática Católica avisa a todos os servos do Grupo de Oração "Sopro de Vida" e os que queiram junta-se a nós para fazer esse momento de Oração ao nosso Deus. Você que é Igreja, sita-se convidado, venha! com fé e devoção para esse encontro tão importante para nós Igreja., nesta quinta-feira às 18h na Igreja Matriz de São Sebastião.
Confie no Senhor, “teu Pai vê o que fazes no segredo”.
Jesus, eu confio em vós!
Participe!!!

Mensagem do Dia

Quinta, 30 de Junho de 2011

Senhor, encoraja-nos para sermos testemunhas vivas do Teu amor

luzia_siteSe a Palavra da verdade, provinda de Deus, nos gerou para a vida, é muito importante a nossa atitude em relação a ela. O vínculo entre a fé e as obras e, mais particularmente, entre a fé e a caridade, é essencial para nos sustentar no caminho do Senhor. A Palavra de Deus em nós deve traduzir-se na vida.
O seguidor de Cristo não é apenas ouvinte, mas executor da obra, que se aprofunda na lei perfeita da liberdade, na lei do Reino, acolhendo o mandamento de amor a Deus e ao próximo.
A lei perfeita, aperfeiçoada no Evangelho, torna-nos livres e nos estimula à ação. A religiosidade autêntica não consiste apenas em conhecer a fé, mas em testemunhá-la com obras, com um cristianismo vivido no amor aos irmãos necessitados e no afastamento de todo e qualquer mal.
Senhor, encoraja-nos para sermos testemunhas vivas do Teu amor.
Jesus, eu confio em Vós!
Luzia Santiago

Papa destaca relação entre fé e razão no estudo teológico


Os vencedores receberam o Prêmio Ratzinger pelas mãos do próprio Papa
O que é realmente a teologia?, questionou o Papa Bento XVI na entrega do “Prêmio Ratzinger”, entregue na manhã desta quinta-feira, 30. Segundo o Papa, esta é a ciência da fé.

Com esta resposta surgem ainda outras perguntas, salientou o Papa: Isso é realmente possível? Ou não é esta uma contradição? Ciência por acaso não é o contrário de fé? Não faz com que a fé deixe de ser fé quando vira ciência? E não faz com que a ciência deixe de ser ciência quando regida ou mesmo subordinada a fé?

Estas são questões que na ciência moderna são ainda mais prementes e que a primeira vista parecem sem solução. Mas o Pontífice explica que limitar a teologia a nível histórico ou prático deixa sem resposta a verdadeira pergunta: "É real aquilo que cremos?"

“A palavra da fé não é uma coisa do passado. E se a teologia cai totalmente no passado, deixa hoje a fé no escuro”, destaca o Santo Padre.

Bento XVI advertiu contra a "tirania da razão”, que quando vista como juiz supremo de tudo, torna impossível a fé.

“A razão experimental é vista hoje amplamente como a única forma de racionalidade declarada científica. Aquilo que não pode ser cientificamente comprovado ou desmentido está fora do âmbito científico. Com esta imposição são realizadas obras grandiosas justas e necessárias no âmbito do conhecimento da natureza e de suas leis. Ninguém quer por isso em dúvida”, ressaltou o Pontífice.

Toda via, existe um limite para tal uso da razão, salientou o Papa, pois Deus não é um objeto de experimentação humana, Ele é Sujeito e se manifesta somente por meio do relacionamento pessoal, fazendo parte da essência de cada ser humano.

Existe, assim, também uma outra razão que vale para o âmbito pessoal, para os grandes questionamento do próprio ser humano. “O amor vale conhecer melhor com aquele que ama. O amor verdadeiro não se esconde, mas é visível. Isso faz parte da própria sede de conhecimento, de um verdadeiro conhecimento do outro”, afirmou o Papa.

E, quando não há o uso da razão, prosseguiu o Papa, então as grandes questões da humanidade são deixadas a irracionabilidade.

“Por isso, uma autentica teologia é muito importante. A fé correta orienta a razão a abrir-se ao divino, a fim que essa, guiada pelo amor e pela verdade, possa conhecer Deus mais de próximo”, destacou o Santo Padre.

Bento XVI concluiu que este desafiou existente na teologia é aquilo que o homem precisa, “pois isso impulsiona a abrir nossa razão interrogando-nos sobre a busca da verdade, busca de Deus”.

Vencedores

Os vencedores do "Prêmio Ratzinger" foram o professor Manlio Simonetti, o sacerdote espanhol Olegario Gonzàlez de Cardedal e o alemão Maximilian Heim.

O professor Simonetti, estudioso da antiga literatura cristã, segundo o Presidente do Comitê Científico da Fundação, Cardeal Camillo Ruini, evidenciou “a atenção primária aos textos, tratados com grande cautela e perícia filosófica e interrogativa com penetrante cuidado”.

Já sobre o teólogo de fama internacional, professor Gonzalez, Dom Ruini destacou a ampla bagagem de conhecimento o que tornando-o referência no panorama cultural da Espanha.

E o texto de doutorado de Maximilian Heim, para o cardeal, “é uma das mais agudas e importantes contribuições para o estudo do pensamento teológico” de Joseph Ratzinger.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Mensagem do Dia

Quarta, 29 de Junho de 2011 

Sessenta horas de adoração pelo Papa

Hoje o Santo Padre, o Papa Bento XVI, faz sessenta anos de sacerdócio, e o presente de toda a Igreja para ele são sessenta horas de Adoração Eucarística mundo afora.
Vamos hoje, amanhã e depois de amanhã nos unir em oração pelo Sumo Pontífice, pelo seu sacerdócio, pelo seu pontificado, para que Deus lhe conceda a graça de levar a bom termo sua missão de “Colaborador da Verdade”.
Oremos com amor e com simplicidade pelo nosso querido Papa esta jaculatória incessantemente: “Jesus, cuida do Papa”.
Jesus, eu confio em Vós!

Angelus de Bento XVI na Solenidade dos Santos Pedro e Paulo


Angelus
Praça de São Pedro
Domingo, 26 de junho de 2011

Queridos irmãos e irmãs!

Desculpai-me pelo longo atraso. A Missa em honra dos Santos Pedro e Paulo foi longa e bela. E pensamos também naquele belo hino da Igreja de Roma que começa: "O Roma felix!". Hoje, na Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo, Patronos desta Cidade, cantamos assim: "Feliz és, Roma, porque foste purpurada pelo precioso sangue de tão grandes Príncipes. Não para o teu louvor, mas para teus méritos toda a beleza supere!". Como cantam os hinos da tradição oriental, os dois grandes Apóstolos são as "asas" da consciência de Deus, que percorreram a terra até os seus confins e subiram aos céus; esses são também as "mãos" do Evangelho da graça, os "pés" da verdade do anúncio, os "rios" da sabedoria, os "braços" da cruz (cfr MHN, t. 5, 1899, p. 385). O testemunho de amor dos Santos Pedro e Paulo ilumina os Pastores da Igreja para conduzir os homens à verdade, formando-lhes na fé em Cristo. São Pedro, em particular, representa a unidade do colégio apostólico. Por esse motivo, durante a liturgia celebrada nesta manhã, na Basílica Vaticana, impus a 41 Arcebispos Metropolitanos o pálio, que manifesta a comunhão com o Bispo de Roma na missão de guiar o povo de Deus à salvação. Escreve Santo Irineu, Bispo de Lyon, que à Igreja de Roma "propter potentiorem principalitatem [pela sua peculiar principalidade] deve convergir toda outra Igreja, isto é, os fiéis que estão em todos os lugares, porque nessa é custodiada a tradição que vem dos Apóstolos" (Adversus haereses, III,3,2); assim no II século.

É a fé professada por Pedro a constituir o fundamento da Igreja: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" – lê-se no Evangelho de Mateus (16,16). O primado de Pedro é predileção divina, como o é também a vocação sacerdotal: "Não foram nem a carne nem o sangue que te revelaram isso – diz Jesus – mas o meu Pai que está nos céus" (Mt 16,17). Assim acontece a quem decide responder ao chamado de Deus com a totalidade da própria vida. O recordo de bom grado neste dia, no qual se completa para mim o sexagésimo aniversário de Ordenação sacerdotal. Obrigado pela vossa presença, pelas vossas orações! Sou grato a vós, sou grato, sobretudo, ao Senhor pelo seu chamado e pelo ministério a mim confiado, e agradeço àqueles que, nesta circunstância, manifestaram-me a sua proximidade e apoiam a minha missão com a oração, que de cada comunidade eclesial brota incessantemente a Deus (cf. At 12,5), traduzindo-se em adoração a Cristo Eucaristia para fazer crescer a força e a liberdade de anunciar o Evangelho.

Nesse clima, estou feliz por saudar cordialmente a Delegação do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, presente hoje em Roma, segundo a significativa tradição, para venerar os Santos Pedro e Paulo e partilhar comigo o desejo da unidade dos cristãos querida pelo Senhor. Invoquemos com confiança a Virgem Maria, Rainha dos Apóstolos, a fim de que cada batizado torne-se sempre mais uma "pedra viva" que constrói o Reino de Deus.

60 anos de sacerdócio:dia mais importante da minha vida, diz Papa

O Papa Bento XVI comemora 60 anos de sua Ordenação Sacerdotal nesta quarta-feira, 29 de junho, Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo.

Em 1951, na Catedral de Freising, na Alemanha, ele, seu irmão Georg e outros 42 candidatos receberam a Ordenação das mãos do Arcebispo de Munique e Freising, Cardeal Michael von Faulhaber (1869-1952), biblista, patrólogo e um dos mais corajosos críticos do regime hitleriano.

"Era um esplêndido dia de verão, que permanece inesquecível como o momento mais importante da minha vida", define o Papa em sua autobiografia A Minha Vida (1997), escrita quando ele ainda era o Cardeal Joseph Ratzinger.

 
.: Bento XVI fala sobre o dia de sua Ordenação Sacerdotal


Homilia de Bento XVI nos 60 anos de sacerdócio e entrega do Pálio


Santa Missa no 60º aniversário de Ordenação Sacerdotal de Bento XVI
e entrega do Pálio aos novos Arcebispos Metropolitanos

Basílica de São Pedro
Quarta-feira, 29 de junho de 2011

Amados irmãos e irmãs!


"Non iam servos, sed amicos"
- "Já não vos chamo servos, mas amigos" (cf. Jo 15, 15). Passados sessenta anos da minha Ordenação Sacerdotal, sinto ainda ressoar no meu íntimo estas palavras de Jesus, que o nosso grande Arcebispo, o Cardeal Faulhaber, com voz já um pouco fraca, mas firme, dirigiu a nós, novos sacerdotes, no final da cerimônia da Ordenação. Segundo o ordenamento litúrgico daquele tempo, esta proclamação significava então a explícita concessão aos novos sacerdotes do mandato de perdoar os pecados. "Já não sois servos, mas amigos": eu sabia e sentia que esta não era, naquele momento, apenas uma frase "de cerimônia"; e que era mais do que uma mera citação da Sagrada Escritura. Estava certo disto: neste momento, Ele mesmo, o Senhor, di-la a mim de modo muito pessoal. No Batismo e na Confirmação, Ele já nos atraíra a Si, acolhera-nos na família de Deus. Mas o que estava a acontecer naquele momento ainda era algo mais. Ele chama-me amigo. Acolhe-me no círculo daqueles que receberam a sua palavra no Cenáculo; no círculo daqueles que Ele conhece de um modo muito particular e que chegam assim a conhecê-Lo de modo particular. Concede-me a faculdade, que quase amedronta, de fazer aquilo que só Ele, o Filho de Deus, pode legitimamente dizer e fazer: Eu te perdoo os teus pecados. Ele quer que eu – por seu mandato – possa pronunciar com o seu "Eu" uma palavra que não é meramente palavra mas ação que produz uma mudança no mais íntimo do ser. Sei que, por detrás de tais palavras, está a sua Paixão por nossa causa e em nosso favor. Sei que o perdão tem o seu preço: na sua Paixão, Ele desceu até ao fundo tenebroso e sórdido do nosso pecado. Desceu até à noite da nossa culpa, e só assim esta pode ser transformada. E, através do mandato de perdoar, Ele permite-me lançar um olhar ao abismo do homem e à grandeza do seu padecer por nós, homens, que me deixa intuir a grandeza do seu amor. Diz-me Ele em confidência: "Já não és servo, mas amigo". Ele confia-me as palavras da Consagração na Eucaristia. Ele considera-me capaz de anunciar a sua Palavra, de explicá-la retamente e de a levar aos homens de hoje. Ele entrega-Se a mim. "Já não sois servos, mas amigos": trata-se de uma afirmação que gera uma grande alegria interior mas ao mesmo tempo, na sua grandeza, pode fazer-nos sentir ao longo dos decênios calafrios com todas as experiências da própria fraqueza e da sua bondade inexaurível.

"Já não sois servos, mas amigos": nesta frase está encerrado o programa inteiro de uma vida sacerdotal. O que é verdadeiramente a amizade?
Idem velle, idem nolle – querer as mesmas coisas e não querer as mesmas coisas: diziam os antigos. A amizade é uma comunhão do pensar e do querer. O Senhor não se cansa de nos dizer a mesma coisa: "Conheço os meus e os meus conhecem-Me" (cf. Jo 10, 14). O Pastor chama os seus pelo nome (cf. Jo 10, 3). Ele conhece-me por nome. Não sou um ser anônimo qualquer, na infinidade do universo. Conhece-me de modo muito pessoal. E eu? Conheço-O a Ele? A amizade que Ele me dedica pode apenas traduzir-se em que também eu O procure conhecer cada vez melhor; que eu, na Escritura, nos Sacramentos, no encontro da oração, na comunhão dos Santos, nas pessoas que se aproximam de mim mandadas por Ele, procure conhecer sempre mais a Ele próprio. A amizade não é apenas conhecimento; é sobretudo comunhão do querer. Significa que a minha vontade cresce rumo ao "sim" da adesão à d’Ele. De fato, a sua vontade não é uma vontade externa e alheia a mim mesmo, à qual mais ou menos voluntariamente me submeto ou então nem sequer me submeto. Não! Na amizade, a minha vontade, crescendo, une-se à d’Ele: a sua vontade torna-se a minha, e é precisamente assim que me torno de verdade eu mesmo. Além da comunhão de pensamento e de vontade, o Senhor menciona um terceiro e novo elemento: Ele dá a sua vida por nós (cf. Jo 15, 13; 10, 15). Senhor, ajudai-me a conhecer-Vos cada vez melhor! Ajudai-me a identificar-me cada vez mais com a vossa vontade! Ajudai-me a viver a minha existência, não para mim mesmo, mas a vivê-la juntamente convoco para os outros! Ajudai-me a tornar-me sempre mais vosso amigo!

Essa palavra de Jesus sobre a amizade situa-se no contexto do discurso sobre a videira. O Senhor relaciona a imagem da videira com uma tarefa dada aos discípulos: "Eu vos destinei, para que vades e deis fruto e o vosso fruto permaneça" (Jo 15, 16). A primeira tarefa dada aos discípulos, aos amigos, é pôr-se a caminho – destinei, para que vades –, sair de si mesmos e ir ao encontro dos outros. A par dessa, podemos ouvir também a frase que o Ressuscitado dirige aos seus e que aparece na conclusão do Evangelho de Mateus: "Ide fazer discípulos de todas as nações…" (cf. Mt 28, 19). O Senhor exorta-nos a superar as fronteiras do ambiente onde vivemos e levar ao mundo dos outros o Evangelho, para que permeie tudo e, assim, o mundo se abra ao Reino de Deus. Isto pode trazer-nos à memória que o próprio Deus saiu de Si, abandonou a sua glória, para vir à nossa procura e trazer-nos a sua luz e o seu amor. Queremos seguir Deus que Se põe a caminho, vencendo a preguiça de permanecer cômodos em nós mesmos, para que Ele mesmo possa entrar no mundo.

Depois da palavra sobre o pôr-se a caminho, Jesus continua: dai fruto, um fruto que permaneça! Que fruto espera Ele de nós? Qual é o fruto que permanece? Sabemos que o fruto da videira são as uvas, com as quais depois se prepara o vinho. Por agora detenhamo-nos sobre esta imagem. Para que as uvas possam amadurecer e tornar-se boas, é preciso o sol mas também a chuva, o dia e a noite. Para que deem um vinho de qualidade, precisam de ser pisadas, há que aguardar com paciência a fermentação, tem-se de seguir com cuidadosa atenção os processos de maturação. Características do vinho de qualidade são não só a suavidade, mas também a riqueza das tonalidades, o variado aroma que se desenvolveu nos processos da maturação e da fermentação. E por acaso não constitui já tudo isto uma imagem da vida humana e, de modo muito particular, da nossa vida de sacerdotes? Precisamos do sol e da chuva, da serenidade e da dificuldade, das fases de purificação e de prova mas também dos tempos de caminho radioso com o Evangelho. Num olhar de retrospectiva, podemos agradecer a Deus por ambas as coisas: pelas dificuldades e pelas alegrias, pela horas escuras e pelas horas felizes. Em ambas reconhecemos a presença contínua do seu amor, que incessantemente nos conduz e sustenta.

Agora, porém, devemos interrogar-nos: de que gênero é o fruto que o Senhor espera de nós? O vinho é imagem do amor: este é o verdadeiro fruto que permanece, aquele que Deus quer de nós. Mas não esqueçamos que, no Antigo Testamento, o vinho que se espera das uvas boas é sobretudo imagem da justiça, que se desenvolve numa vida segundo a lei de Deus. E não digamos que esta é uma visão veterotestamentária, já superada. Não! Isto permanece sempre verdadeiro. O autêntico conteúdo da Lei, a sua summa, é o amor a Deus e ao próximo. Este duplo amor, porém, não é qualquer coisa simplesmente doce; traz consigo o peso da paciência, da humildade, da maturação na educação e assimilação da nossa vontade à vontade de Deus, à vontade de Jesus Cristo, o Amigo. Só deste modo, tornando verdadeiro e reto todo o nosso ser, é que o amor se torna também verdadeiro, só assim é um fruto maduro. A sua exigência intrínseca, ou seja, a fidelidade a Cristo e à sua Igreja requer sempre que se realize também no sofrimento. É precisamente assim que cresce a verdadeira alegria. No fundo, a essência do amor, do verdadeiro fruto, corresponde à palavra relativa ao pôr-se a caminho, ao ir: amor significa abandonar-se, dar-se; leva consigo o sinal da cruz. Neste contexto, disse uma vez Gregório Magno: Se tendeis para Deus, tende cuidado que não O alcanceis sozinhos (cf. H Ev 1, 6, 6: PL 76, 1097s). Trata-se de uma advertência que nós, sacerdotes, devemos ter intimamente presente cada dia.

Queridos amigos, talvez me tenha demorado demasiado com a recordação interior dos sessenta anos do meu ministério sacerdotal. Agora é tempo de pensar àquilo que é próprio deste momento.

Na solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo, antes de mais nada dirijo a minha mais cordial saudação ao Patriarca Ecumênico Bartolomeu I e à Delegação por ele enviada, cuja aprazível visita na ocasião feliz da festa dos Santos Apóstolos Padroeiros de Roma vivamente agradeço. Saúdo também os Senhores Cardeais, os Irmãos no Episcopado, os Senhores Embaixadores e as autoridades civis, como também os sacerdotes, os colegas da minha Missa Nova, os religiosos e os fiéis leigos. A todos agradeço a presença e a oração.

Aos Arcebispos Metropolitanos nomeados depois da última festa dos grandes Apóstolos, será agora imposto o pálio. Este, que significa? Pode recordar-nos em primeiro lugar o jugo suave de Cristo que nos é colocado aos ombros
(cf. Mt 11, 29-30). O jugo de Cristo coincide com a sua amizade. É um jugo de amizade e, consequentemente, um "jugo suave", mas por isso mesmo também um jugo que exige e plasma. É o jugo da sua vontade, que é uma vontade de verdade e de amor. Assim, para nós, é, sobretudo, o jugo de introduzir outros na amizade com Cristo e de estar à disposição dos outros, de cuidarmos deles como Pastores. E assim chegamos a um novo significado do pálio: este é tecido com a lã de cordeiros, que são benzidos na festa de Santa Inês. Deste modo recorda-nos o Pastor que Se tornou, Ele mesmo, Cordeiro por nosso amor. Recorda-nos Cristo que Se pôs a caminho pelos montes e descampados, aonde o seu cordeiro – a humanidade – se extraviara. Recorda-nos como Ele pôs o cordeiro, ou seja, a humanidade – a mim – aos seus ombros, para me trazer de regresso a casa. E assim nos recorda que, como Pastores ao seu serviço, devemos também nós carregar os outros, pô-los por assim dizer aos nossos ombros e levá-los a Cristo. Recorda-nos que podemos ser Pastores do seu rebanho, que continua sempre a ser d’Ele e não se torna nosso. Por fim, o pálio significa também, de modo muito concreto, a comunhão dos Pastores da Igreja com Pedro e com os seus sucessores: significa que devemos ser Pastores para a unidade e na unidade, e que só na unidade, de que Pedro é símbolo, guiamos verdadeiramente para Cristo.

Sessenta anos de ministério sacerdotal! Queridos amigos, talvez me tenha demorado demais nos pormenores. Mas, nesta hora, senti-me impelido a olhar para aquilo que caracterizou estes decênios. Senti-me impelido a dizer-vos – a todos os presbíteros e Bispos, mas também aos fiéis da Igreja – uma palavra de esperança e encorajamento; uma palavra, amadurecida na experiência, sobre o fato que o Senhor é bom. Mas esta é sobretudo uma hora de gratidão: gratidão ao Senhor pela amizade que me concedeu e que deseja conceder a todos nós. Gratidão às pessoas que me formaram e acompanharam. E, subjacente a tudo isto, a oração para que um dia o Senhor na sua bondade nos acolha e faça contemplar a sua glória. Amém.

Papa entregará pálio a novos Arcebispos brasileiros

Os sete novos Arcebispos Metropolitanos brasileiros nomeados ao longo do último ano estão na lista dos que receberão a imposição do pálio das mãos do Papa Bento XVI na próxima quarta-feira, 29, Solenidade dos Santos Pedro e Paulo.

Os prelados são:
 - Arcebispo de Salvador (BA), Dom Murilo Sebastião Ramos Krieger;
 - Arcebispo de Palmas (TO), Dom Pedro Brito Guimarães;
 - Arcebispo de Pelotas (RS), Dom Jacinto Bergmann;
 - Arcebispo de Santa Maria (RS), Dom Hélio Adelar Rubert;
 - Arcebispo de Passo Fundo (RS), Dom Pedro Ercílio Simon;
 - Arcebispo de Campo Grande (MS), Dom Dimas Lara Barbosa;
 - Arcebispo de Brasília (DF), Dom Sérgio da Rocha.

O Pontífice presidirá à Santa Missa na Basílica de São Pedro, às 9h30 (hora local). A cerimônia também marca o feliz acontecimento do 60° aniversário da Ordenação presbiteral de Bento XVI. Concelebrarão os Cardeais que assim o desejarem e os novos Metropolitas.
.: Significado do Pálio na missão dos Bispos e da Igreja no Brasil


Primeira mensagem de um Papa por Twitter

Bento XVI publica em iPad o novo portal informativo da Santa Sé
 
CIDADE DO VATICANO, terça-feira, 28 de junho de 2011 (ZENIT.org) - Bento XVI enviou nesta terça-feira uma mensagem pelo Twitter para anunciar a publicação do novo portal informativo da Santa Sé, o News.va.
"Queridos amigos, acabo de lançar News.va. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bênçãos, Benedictus XVI", tuitou o bispo de Roma nesta tarde.
Ainda que o perfil Vatican-news no Twitter exista há algum tempo, esta foi a primeira mensagem assinada pelo Papa.
Em um encontro, celebrado no palácio apostólico, o Papa escolheu a opção "Publish" em um iPad para publicar oficialmente este novo portal vaticano, que recolhe a informação emitida pelos meios de comunicação da Santa Sé.
No encontro, participaram o presidente do Conselho Pontifício para as Comunicações Sociais, arcebispo Claudio Maria Celli, Thaddeus Jones, oficial desse organismo vaticano, e Gustavo Entrala, fundador de 101, a agência que realizou o projeto.
O Papa pôde ler as notícias do dia publicadas nesse portal por L'Osservatore Romano, a Sala de Imprensa da Santa Sé, Rádio Vaticano, o Vatican Information Service (VIS), a agência missionária Fides, e o Centro Televisivo Vaticano.


segunda-feira, 27 de junho de 2011

Mensagem do Dia

Segunda, 27 de Junho de 2011

Rezar pelas pessoas é uma caridade espiritual

mensagem_241110“Tudo o que quereis que os homens vos façam, fazei-o vós a eles” (Mt 7,12).
Hoje, movidos por esta passagem bíblica, façamos o exercício de rezar por cada pessoa que passar pela nossa vida de alguma forma, mesmo que seja alguém que nunca tenhamos visto e que jamais voltaremos a ver, ou quando escutarmos a sirene da ambulância ou do carro da polícia, rezemos por quem está dentro do veículo.
Todos nós gostamos quando alguém diz: “Eu rezei por você”; e, ao encontrarmos uma pessoa que consideramos orante, logo lhe pedimos que interceda por nós, pela nossa família e pelas nossas intenções. Isso é muito normal fazermos. Vamos agir hoje de modo diferente? Rezar pelas pessoas é uma caridade espiritual. Vamos nos exercitar hoje na caridade?
Senhor Jesus, ensina-nos a fazer o bem e a querer bem a nossos irmãos, independentemente da cor, raça, religião e de posição social.
Jesus, eu confio em Vós!


Missa com Oração por Cura e Libertação
http://2.bp.blogspot.com/-eyPgl20q6cM/TVAF2zngNNI/AAAAAAAABFc/C7UduYxn9sE/s320/c%25C3%25A9u.jpg

Venha preencher seu coração com a graça e a Unção de Deus!
Nesta Quarta-feira dia 29 de junho de 2011 às 19h na Igreja Matriz de São Sebastião, Venha participar conosco da Missa com Oração por Cura e Libertação.
Presidida por: Pe. FRANCISCO DAS CHAGAS NETO a pregação será com a Irmã LEILA ALVES da Comunidade Chalon de Fortaleza-CE.

Na responsabilidade da Renovação Carismática Católica - RCC
Jesus, eu confio em vós!

Participe!!! 

Moções Proféticas
 http://www.webix.com.br/scraps/imagens/religioso/religioso5.jpg
O Espírito Santo ora por nós
Outrossim, o Espírito vem em auxílio à nossa fraqueza; porque não sabemos o que devemos pedir,nem orar como convém,mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inefáveis.” Rm 8, 26
O Espírito Santo é a verdade, por isso é importante que oremos em línguas diariamente, porque o Santo Espírito estará falando através de nós. A verdade é a força que liberta nosso espírito, revela toda e qualquer mentira escondida, toda culpa e medo, todas as áreas secretas da nossa memória, todos os segredos do passado, no fundo do subconsciente. Somente com o nosso entendimento não poderíamos nem começar a falar com Deus sobre esses problemas enterrados no fundo de nosso ser. Esta é uma das razões pela qual Deus nos deu de presente esta nova dimensão de oração. Quando falamos em línguas, há uma comunicação direta entre o nosso espírito e o Espírito de Deus. O Espírito Santo ora por nós, falamos palavras que não entendemos, mas o Espírito da Verdade penetra nas áreas mais profundas do nosso ser, por isso orar em línguas tem um poder restaurador tão grande. São Paulo nos diz na primeira carta aos Coríntios, capítulo 14: “Aquele que fala em línguas não fala aos homens, senão a Deus: ninguém o entende, pois fala coisas misteriosas, sob a ação do Espírito. Aquele que fala em línguas edifica-se a si mesmo.”
Quando Jesus fala do Espírito Santo aos seus discípulos (Jo 14 e 16), Ele começa dizendo: “Não se perturbe o vosso coração. Crede em Deus. Crede também em mim.”                                                           
Jesus sabia que seus discípulos passariam por muitas tribulações e muita tristeza. Para tempos difíceis de então e para os de agora as pessoas precisam de capacidade sobrenatural para se colocarem acima dos problemas e dificuldades. O Espírito Santo alcança e preenche os lugares mais profundos de nossa vida com seu amor dinamizador, operante, restaurador; Ele lava e purifica todas as feridas e máculas do passado que poderiam ter o poder de dominar nossos pensamentos e nossos sentimentos e suprimir nossa liberdade física e emocional. Ele traz luz às trevas e calor aos espaços frios e escuros de nossa alma. Ele cura a mágoa, consola-nos da dor da perda, cura os traumas, os medos, cura as feridas emocionais, atinge a raiz dos nossos fracassos e dos nossos pecados e nos mantém humildes diante dos sucessos e triunfos.
Por tudo isso, a moção para nós neste tempo e em todos os tempos da nossa vida é incluirmos na nossa oração pessoal um tempo para a oração em línguas, permitindo ao Espírito Santo orar em nós e por nós, porque como explica São Paulo: “Aquele que perscruta os corações sabe o que deseja o Espírito, o qual intercede pelos santos segundo Deus.” Rm 8, 27
Maria Beatriz Spier Vargas
Secretária-geral do Conselho Nacional da RCCBRASIL

sábado, 25 de junho de 2011

As 1000 Ave Marias

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj454PWK44V_Pkuc59_WGC7c-J7rFxQte673bNY54w-nGIm-5uMcljvtiLeMc5boVQ7Sc5vSdLjJRmch5PnpahEQqjvepUU9y5KUK0gqLcVFSTaeZ9lYubzKG_UU0Cp6mTtDHkQDTPfFqY/s400/timthumb.jpg

Neste dia 27 de junho de 2011- Segunda-feira, às 17horas  estaremos rezando a Oração das Mil Ave Marias na Igreja Matriz.
Sinta-se convidado desde já para participar conosco deste momente de Oração e devoção a Nossa Senhora, porque quando pedimos com fé, ela intercede a teu filho Jesus Cristo, e seu pedido será atendido.
Basta confiar e ele hagirá!
"Jesus, Maria e José, a nossa família vossa é"!
"Jesus, manso e humilde de Coração, fazei o nosso coração semelhante ao vosso"!

Ensinando como rezar o Terço
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUurz7X1OM8DpdmuW96HaKT43hIzfYyS_t_rT1bEVDiVpxjuI-RQAnf-vHBlv3P_VUJuPPB-Y-jHe0dKUKzXBjCWuOfXnAHfbsi8FWMmYPckEhZlAH3M0prsOoabVBh0AQhYkjYnFnLuo/s400/terco.jpg


Como rezar o Terço da Divina Misericórdia
http://jusac.files.wordpress.com/2011/04/tercomisericordia.gif
Terço da Divina Misericórdia
Aprenda a rezar o terço da misericórdia:
Pai-Nosso...
Ave-Maria...
Creio...
Nas contas do Pai-Nosso, reza-se:
Eterno Pai, eu Vos ofereço o Corpo e Sangue, Alma e Divindade de Vosso diletíssimo Filho, Nosso Senhor Jesus Cristo, em expiação dos nossos pecados e do mundo inteiro. 

Nas contas das Ave-Marias, reza-se:
Pela Sua dolorosa Paixão, tende misericórdia de nós e do mundo inteiro. (10 vezes) 

Ao final do terço, reza-se:
Deus Santo, Deus Forte, Deus Imortal, tende piedade de nós e do mundo inteiro.


Aviso importante para os Servos da RCC!

A RCC - Grupo de Oração "Sopro de Vida" avisa a todos os servos e participantes do Grupo de Oração que o encontro neste Sábado, será na Capela de Nossa Senhora da Conceição, Alto São Severino às 19h, não será na Capela Nossa Senhora do Carmo por motivo dos festejosd do São João das Caraubeiras que estão acontecendo na Praça em frente a Capela.
Pedimos a compreensão de todos.
Venha parcicipar conosco deste momento de Oração, louvor e graças!
você é nosso convidado.
Jesus, eu confio em vós!


COMISSÃO FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DOS FESTEJOS ALUSIVOS A SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA


Evento é um dos mais importantes do município de Caraúbas/RN.

Foi avaliada de forma positiva a realização da edição 2011 da Festa de Santo Antônio de Pádua, Padroeiro do bairro Leandro Bezerra, em Caraúbas/RN.
A Comissão Organizadora ressalta o crescimento do evento, tanto em relação a programação quanto à participação popular. Neste ano, o Tema foi "Antônio, Palavras de Fogo, Vida de Luz".

As festividades se estenderam entre os dias 1º e 13 de junho.

sexta-feira, 24 de junho de 2011

Mensagem do Dia

Vivei sempre alegres
luzia002
A alegria é presente de Deus para nós; é fonte de profunda vitalidade. Em muitas passagens bíblicas encontramos vários conselhos para permanecermos alegres: “Vivei sempre alegres” (I Ts 5,16).
Todos nós, com certeza, escutamos esta boa notícia: Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente. A ressonância da ressurreição em nossa vida é a alegria.
No entanto, se observarmos, sentimos ao longo de todo o dia um combate contra o dom da alegria em nós, para que andemos cabisbaixos e tristes. Por essa razão, lutemos para que as circunstâncias não minem esse lindo dom em nós, porque Jesus está vivo. A alegria do Senhor é a nossa força!
“Este dia é um dia de festa consagrado ao Senhor; não haja tristeza, porque a alegria do Senhor será a vossa força” (Ne 8,10a).
Peçamos hoje ao Ressuscitado o dom da alegria, mesmo quando as situações se apresentarem desencontradas ao nosso derredor.
Jesus, eu confio em Vós!



Fotos3335
Momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento 
Aqui em Caraúbas, a Igreja Católica celebrou na tarde de ontem (23) esta data tão solene para os cristãos, com uma Celebração Eucarística na Igreja Matriz de São Sebastião, celebrada pelo pároco Pe. Francisco, que fez uma precisa homilia nos lembrando da importância e respeito que deveremos ter para com o Corpo e Sangue de Jesus. Após a missa os fiéis saíram em procissão, caminhando sobre belos tapetes confeccionados por membros da igreja. Tapetes estes que simbolizam a fé cristã. A procissão encerrou no Santuário do Sagrado Coração de Jesus com a adoração  e a benção ao Santíssimo  Sacramento.



Fotos3333
Fotos3331 Fotos3332

Procissão com o Santíssimo passando pelas ruas da cidade onde foram confeccionado os tapetes


Rio Grande do Norte se faz presente no Encontro Regional das Universidades Renovadas. O evento está acontecendo em Maceió/AL, na Universidade Federal de Alagoas. O encontro é destinado a todos os universitários, pré-universitários e profissionais.O RN viajou com 28 jovens, entre eles o Padre Augusto de Mossoró, GOU de angicos, GOU de Natal, MUR do Ceará e MUR de Mossoró. Aconpanhe o evento ao vivo pelo web TV, acesse: erur-ne.universidadesrenovadas.co..

RCC Mossoró/RN

Rio Grande do Norte se faz presente no Encontro Regional das Universidades Renovadas. O evento está acontecendo em Maceió/AL, na Universidade Federal de Alagoas. O encontro é destinado a todos os universitários, pré-universitários e profissionais.
O RN viajou com 28 jovens, entre eles o Padre Augusto de Mossoró, GOU de angicos, GOU de Natal, MUR do Ceará e MUR de Mossoró.

Aconpanhe o evento ao vivo pelo web TV, acesse: erur-ne.universidadesrenovadas.com
RCC Mossoró/RN

É amanhã o Arraiá da Rurá!!!

 
Vem ai o Arraiá da Rural!
É  aê bixiin vai perder essa ?
Vai ser amanhã, dia 25, lá no Ginásio do Colégio CIC às 19hs com presença dos DDD (Doidin de Deus) e Banda Fulô de Algodão. A entrada é apenas R$ 10,00.
Vai ser danado de baauum!
E ainda mais vai ter quadrilha improvisada e a escolha da rainha do milho e muito mais!

Mais informações  ligue 3201-1690 ou 3201-7372.

Tamu esperando vc e todinha sua família!

Canção Nova em Natal

A missão

A missão da Comunidade Canção Nova em terras potiguares teve início no ano 2000.
Atendendo ao convite de Dom Heitor de Araújo Sales, hoje Arcebispo emérito de Natal, no dia 01 de junho de 2.000 a Canção Nova assumiu a administração geral e a direção da Rádio Rural de Natal, que pertence a Arquidiocese de Natal e opera em Ondas Médias Regional com a potência de 10KW, cobrindo assim o Estado do Rio Grande do norte e parte dos estados vizinhos.
A partir dessa data, sendo administrada e dirigida pela Comunidade Canção Nova a Rádio Rural de Natal entrou em um novo tempo.
A Rádio Rural que antes ficava no ar no máximo 18 horas por dia passou a ficar 24 horas no ar, sem depender de propagandas comerciais e com uma programação 100% evangelizadora. Sendo mantida por doações expontanêas de homens e mulheres que tocados pelas “Ondas Eucarísticas” da Rádio Rural de Natal assumem com a Canção Nova um compromisso: ser o canal da Divina Providência para que a
images.jpg
Rádio Rural de Natal assuma sua missão essencial, evangelizar!
Vencendo esse desafio lindo conquistamos assim uma expressiva parcela de audiência e empreendemos a reforma e ampliação do prédio da Fundação Paz na Terra que antes estava fechado, confiando unicamente na Providência de Deus.
No espaço de menos de um ano a reforma e ampliação do prédio foi concluída e a Rádio Rural que funcionava provisoriamente no Bairro da Candelária desde 25 de setembro de 1998, retornou para sua própria sede, no Tirol, em 10 de agosto de 2001.
Todos os nossos esforços são para evangelizar através dos meios que Deus coloca em nossas mãos e a Rádio Rural de Natal é um deles. O desafio para mantê-la funcionando é grande, mas, a Providência de Deus nunca nos deixa caminhar só. São edificantes os testemunhos constantes, ao vivo, pela Rádio Rural, de pessoas que tiveram o seu encontro pessoal com Jesus através da AM 1090 – Uma Canção Nova no ar!
A extensão da missão de Evangelizar

Atualmente além das 24 horas de evangelização da Rádio Rural de Natal a Comunidade Canção Nova evangeliza também através de outros meios que Deus nos confiou para o trabalho de ganhar almas para Deus.
Esses outros meios são:
  • Casa de Evangelização Canção Nova: oferece uma vasta programação semanal com grupos de oração, Missas, adorações ao Santíssimo Sacramento, reza do Santo Rosário, Terço da Divina Misericórdia, S.O.S. de Oração e Dia da Divina Providência;
  • Acampamentos de Oração: acontece mensalmente sempre num final de semana e com um tema específico;
  • Grupo de Oração Jovens Sarados: acontece na Casa de Evangelização uma vez por mês, sempre numa noite de sábado para domingo;
  • Missões externas: agendadas de acordo com a agenda dos missionários;
  • Internet: blog – natal.cancaonova.com; e Orkut:
Os missionários:

Já vamos completar, com a graça de Deus, 10 anos desse lindo desafio que é a evangelização no Rio Grande do Norte através da Rádio Rural de Natal, onde durante esses 10 anos muitos missionários da Comunidade Canção Nova já passaram por aqui. Atualmente fazem parte da missão Canção Nova em Natal cinco consagrados no núcleo: Alexandra Silva, Rosiane Marques, Ana Selma Melo, Priscila Estrada e Orlando Júnior. E na comunidade de aliança: Isabel Cristina, Penha e Marcílio, Ageilson e Zélia, Heitor e Suzane, Aninha e Lenildo, Gilberto e Cristina, Chemila e Emanuel, Carminha, Conceição, Auxiliadora e José Gomes.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Confecção de Tapetes 23 de junho de 2011


Foram confeccionados vários Tapetes decorativos a festa Corpus Christi,  com a participação de algumas das pastorais: Casais, outros movimentos da nossa paróquia, Homens, mulheres, crianças e jovens católicos desde as primeiras horas da madrugada estão trabalhando até agora na confecção dos tapetes com imagens religiosas que decoram ruas e praças da cidade para a procissão de Corpus Christi logo mais às 16h teremos a Santa Missa e em seguida a procissão  saindo da Igreja Matris até o Santuário do Sagrado Coração de Jesus.
Confira alguns dos Tapetes.






quarta-feira, 22 de junho de 2011

Corpus Christi


Tapete de Corpus Christi em São  Paulo
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).

História


Procissão de Corpus Christi, Moosburgo, Alemanha,
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
O Papa Urbano IV foi o cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcediago do Cabido Diocesano de Liège na Bélgica, que recebeu o segredo das visões da freira agostiniana, Juliana de Mont Cornillon, que exigiam uma festa da Eucaristia no Ano Litúrgico.
Por solicitação do Papa Urbano IV, que na época governava a igreja, os objetos milagrosos foram para Orviedo em grande procissão, sendo recebidos solenemente por sua santidade e levados para a Catedral de Santa Prisca. Esta foi a primeira procissão do Corporal Eucarístico. A 11 de agosto de 1264, o Papa lançou de Orviedo para o mundo católico através da bula Transiturus do Mundo o preceito de uma festa com extraordinária solenidade em honra do Corpo do Senhor.
A festa de Corpus Christi foi decretada em 1269.
O decreto de Urbano IV teve pouca repercussão, porque o Papa morreu em seguida. Mas se propagou por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, onde Corpus Christi é celebrada desde antes de 1270. A procissão surgiu em Colônia e difundiu-se primeiro na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma é encontrada desde 1350.
A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo…isto é o meu sangue… fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Neste Sacramento, no momento da Consagração, ocorre a transubstanciação, ou seja, o pão se torna carne e o vinho sangue de Jesus Cristo, em toda Santa Missa, mesmo que esta transformação da matéria não seja visível.
Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa. Podendo cair entre 21 de maio e 24 de junho

A Festa no Brasil


Procissão de Corpus Christi, Pirenópolis, Goiás.
Em muitas cidades portuguesas e brasileiras é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais.
Em Pirenópolis, Goiás, é uma tradição os tapetes de serragem colorida e flores do cerrado, cobrindo as ruas por onde passa-se a procissão de Corpus Christi, também efeita-se cinco altares para a adoração do Santíssimo Sacramento, e execução do cântico latino Tamtum Ergo Sacramentum, esta procissão é acompanhada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento e pela Orquestra e Coral Nossa Senhora do Rosário. É neste dia que o Imperador do Divino recebe a coroa para a realização da Festa do Divino de Pirenópolis, do ano seguinte.
Em Castelo, no estado do Espírito Santo, as ruas são decoradas com enormes tapetes coloridos formados por flores, serragem colorida e grãos.
O município de Matão, São Paulo, é famoso por seus tapetes coloridos feitos de vidro moído,dolomitas,serragem e flores que formam uma cruz que se estendem por 12 quarteirões no centro da cidade onde passa a procissão da eucaristia,um espetáculo que reúne fé, tradição, arte e muita beleza. No ano de 2011 Matão realiza a 63ª edição do Corpus Christi,onde mais de 70 toneladas de materiais serão usados para compor os desenhos.A expectativa dos organizadores é que o evento atraia um público total de 80 mil pessoas. A praça de alimentação do evento fica por conta das entidades filantrópicas da cidade.
A cidade de Mariana, Minas Gerais, comemora a festa de Corpus Christ'i' enfeitando as ruas com tapetes de serragem e pinturas.
As cidades paulistas de Jaguariúna, Santo André, Santana de Parnaíba, São Joaquim da Barra, além da baiana Jacobina, também seguem o mesmo estilo, as ruas ao redor da matriz são enfeitadas com serragem, raspa de couro, areias coloridas - tudo o que a criatividade proporciona para este dia santo.
Em Caieiras, a juventude da cidade promove com sua criatividade tapetes que se estendem no trajeto da procissão deste solene dia, desde a Igreja Matriz de Santo Antonio até a igreja de São Francisco de Assis, um trabalho que dura doze horas e é coroado com a procissão luminosa em torno ao Santíssimo Sacramento.
Em Porto Ferreira, a festa tem como finalidade a partilha, em comunhão com as três paróquias da cidade. Arrecadam-se alimentos que integram os enfeites nas ruas por onde o Santíssimo Sacramento passa e, após a solenidade, são doados a famílias que são assistidas por pastorais, como a Pastoral da Criança e Pastoral da Saúde. Esta iniciativa é realizada desde 2008.
Em Borborema (SP), as ruas são decoradas com enxovais, bordados e artesanatos, produzidos pelas mais de 50 lojas e fábricas da cidade. Após a procissão, tudo é vendido e a renda revertida ao Lar de Idosos São Sebastião.

Em Portugal

Em todas as 20 dioceses de Portugal fazem-se solenes procissões a partir da igreja catedral, tal como em muitas outras localidades, que são muito participadas. Estas procissões atingem o seu esplendor máximo em Braga, Porto e Lisboa.
Ordenada por D. Dinis, a festa do Corpus Christi começou a ser celebrada em 1282, embora haja referências à sua comemoração desde os tempos de Dom Afonso III.[1] Em Portugal a festa de longa tradição era antigamente celebrada com danças, folias, e procissões em que sagrado e o profano se misturavam. Representantes de várias profissões, carros alegóricos, diabos, a serpe,a coca, gigantones, ao som de gaitas de foles e outros instrumentos desfilavam pelas ruas.[2] Das danças dos ofícios, em Penafiel ainda se celebra o baile dos ferreiros, o baile dos pedreiros e o baile das floreiras.[3][4]
Esta celebração tem uma conotação muito forte no Minho, particularmente em Monção e em Ponte do Lima.
Em Ponte de Lima, a tradição d´O Corpo de Deus perdura já há vários séculos.
O Corpo de Deus é celebrado no 60º dia após a Páscoa, ou mais correctamente na Quinta-feira que se segue ao Domingo da Santíssima Trindade (que por sua vez é o primeiro Domingo a seguir ao Pentecostes) seguindo a norma canónica. A diferença prende-se no facto de no dia posterior ao feriado nacional, se realizar uma celebração, própria e exclusiva da vila, tendo sido decretado desde 1977 feriado para todos os Limianos.
As celebrações do Corpo de Deus realizam-se durante todo o dia, sendo os Limianos presenteados com uma procissão da parte da manhã e outra da parte da tarde em volta da vila e uma missa para todos os habitantes do Concelho no próprio dia, sempre ao meio dia (12h00), na Igreja Matriz.
Em Braga, é também tradição desde 1923 a presença maciça de Escuteiros do Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português, pois foi nessa procissão que os mesmos se apresentaram em público naquele ano.


Solenidade de Corpus Christi











A Igreja celebra Corpus Christi (Corpo de Deus) como festa de contemplação, adoração e exaltação, onde os fiéis se unem  em torno de sua herança mais preciosa deixada por Cristo, o Sacramento da sua própria presença. 
                                  A solenidade do Corpo de Deus remonta o século XII,  quando foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1264, através da bula “Transiturus”, que prescreveu esta solenidade  para toda a Igreja Universal.
                                  A origem da festa deu-se por um fato extraordinário ocorrido ao ano de 1247, na Diocese  de Liége – Bélgica.  Santa Juliana  de Cornillon, uma monja agostiniana, teve consecutivas visões de um astro semelhante à lua, totalmente brilhante, porém com uma incisão escura. O próprio Jesus Cristo a ela revelou que a  lua significava a  Igreja,  a  sua claridade  as festas e, a mancha,  sinal da  ausência de uma data dedicada ao Corpo de Cristo.  Santa Juliana levou o caso ao bispo local que,  em 1258, acabou instituindo  a festa em sua Diocese.
                                  O fato, na época,  havia sido  levado também ao conhecimento do bispo Jacques de Pantaleón que, quase  duas décadas  mais tarde, viria  a  ser eleito Papa (Urbano IV), ou seja,  ele próprio viria a estender a solenidade  a toda a Igreja Universal. O fator, que deflagrou a decisão do Papa, e que viria  como que a confirmar a  antiga visão de Santa Juliana,   deu-se por um grande  milagre ocorrido no segundo ano de seu pontificado: O milagre eucarístico de Bolsena, no Lácio, onde um sacerdote tcheco, Padre Pietro de Praga,   colocando dúvidas na presença real de Cristo na Eucaristia durante a  celebração da santa Missa,  viu brotar sangue da hóstia consagrada. (Semelhante ao milagre de Lanciano, ocorrido no início do Século VIII).   O fato foi levado ao Papa Urbano IV, que encarregou o bispo de Orvietro a  levar-lhe as  alfaias  litúrgicas  embebidas com o Sangue de Cristo. Instituída para toda a Igreja, desde então, a data foi marcada por concentrações, procissões e outras práticas religiosas, de acordo com o modo de ser e de viver de cada país, de cada  localidade.
                                  No Brasil, a festa foi instituída em 1961. A tradição de enfeitar as ruas com tapetes ornamentados originou-se em Ouro Preto, Minas Gerais e a prática foi adotada em diversas dioceses do território nacional. A celebração de Corpus Christi consta da santa missa, da procissão e da adoração do Santíssimo. Lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento, esse povo foi alimentado com o maná no deserto e hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo. Durante a missa, o celebrante consagra duas hóstias, sendo uma consumida e a outra apresentada aos fiéis para adoração, como sinal da presença de Cristo vivo no coração de sua Igreja.  
Reflexões
Os católicos tem plena convicção da presença real de Cristo na Eucaristia. Jesus está verdadeiramente presente, de dia e de noite, em todos os Sacrários do mundo inteiro. Contudo, nos parece que esta certeza já não reside com tanta intensidade no coração do homem moderno. O maior Tesouro que existe sobre a terra, "que possui o valor do próprio Deus", a Eucaristia, Cristo a deixou para os homens .... de graça!   Se mesmo na condição de pecadores, assombramo-nos com o descaso a tão valioso Sacramento, impossível assimilar o sentimento de Deus ante a  indiferença dos homens com a Eucaristia.   
Ao contrário do que se imagina,  a Igreja está mais preocupada em pregar e difundir a Sã Doutrina, do que com o número de ovelhas em seu aprisco. A Igreja não trabalha baseada em dados estatísticos, mas com a difusão do Evangelho.  Nesse sentido, lembremos que houve debandada geral da turba quando Jesus revelou publicamente: "Minha carne é verdadeiramente comida e meu Sangue, verdadeiramente bebida".  Ao ouvir isto, o povo escandalizado deu as costas à Jesus;  todos evadiram-se, restando apenas doze. Jesus não deu maiores explicações, nem correu atrás da multidão desolada, pelo contrário,  simplesmente perguntou aos doze: "Quereis vós também retirar-vos?".  No que São  Pedro respondeu: "A quem iríamos nós, Senhor?  Só Tu  tens palavras de vida eterna" (Cf. Jo 6, 52 - 68).   Portanto, é absolutamente claro que:  "Jesus não depende das multidões, as multidões é que dependem d'Ele", assim como "A Igreja de Cristo não depende dos fiéis, os fiéis é que dependem dela para chegarem a Cristo"  (Livro Oriente)
Ao aproximarmo-nos do Santo Sacrário, tenhamos a confiança de dizer "Meu Senhor e meu Deus", certos de que Ele está ali, Vivo, Real e Verdadeiro a  ouvir nossas  preces e  a contemplar nossa fé.  E esta fé, é uma formidável bem-aventurança que recebemos de Jesus,  por intermédio das dúvidas levantadas por São Tomé, a quem o Mestre disse: "Creste, porque me viste. Felizes aqueles que crêem sem ter visto!"  (Jo 21, 29)
"Eu creio, Senhor, mas aumentai a minha fé"